O verão já chegou com tudo e, com ele, as férias escolares. Como uma parte expressiva da população tem filhos e aproveita para tirar as férias do trabalho junto com a das crianças, o fluxo de turistas em Maceió, por exemplo, aumenta. É a chamada alta temporada. Para quem tem ou pretende abrir um negócio, é um momento muito importante de procura por pontos comerciais para alugar em Maceió.
No entanto, devido a intensa movimentação de pessoas e atividades que a alta temporada provoca, a demanda por locação de imóveis também cresce. Afinal, todo empreendedor quer aproveitar esse momento tão propício para lucrar. O porém é que há um aumento considerável no aluguel de pontos comerciais em Maceió nessa época.
Seja para alugar um ponto comercial de uma forma fixa ou temporária, é preciso ter calma, cautela e uma boa dose de reflexão e pesquisa. Sendo assim, vale a pena prestar atenção nas dicas que serão dadas adiante.
Como encontrar o ponto comercial adequado para locação
Se encontrar uma casa para morar não é uma tarefa fácil, isso pode ser ainda mais particularmente complicado quando se trata de um ponto comercial para alugar. Firmar um contrato de locação para realizar as atividades de um negócio é um verdadeiro desafio, que exigirá um bom planejamento.
Isso se torna ainda mais complexo no contexto de alta temporada, pois o valor do aluguel aumenta de forma considerável. Contudo, não é preciso entrar em pânico ou se preocupar, pois tudo dependerá do retorno que aquele ponto comercial pode te fornecer. Ainda que o valor seja elevado, o potencial de mercado que ele apresenta pode justificar o investimento a ser realizado.
O potencial de um determinado ponto comercial tem tudo a ver com a quantidade de pessoas que exibem o perfil do público-alvo almejado, em uma área específica. Isso porque de nada vai adiantar ter um excelente produto ou serviço, com um preço bem competitivo e uma estratégia de marketing poderosa se o lugar não for o apropriado para o negócio em questão.
A área de influência de um empreendimento é de suma relevância para o sucesso do mesmo. É um dos conceitos mais cruciais do chamado geomarketing e aponta a região no entorno do imóvel com a maior concentração de clientes e potenciais clientes.
Normalmente, algo em torno de 60% a 70% do público-alvo de um estabelecimento está situado a alguns poucos quarteirões perto do ponto comercial. Contudo, isso pode oscilar um bocado, a depender do tipo de produto ou serviço fornecido. Isso porque, dependendo do caso, um cliente pode percorrer uma distância maior apenas para usufruir do produto ou serviço que você oferece.
Além disso, é muito importante levar em consideração a sua concorrência, antes de definir onde pretende alugar um ponto comercial. Afinal, ela procura o mesmo mercado que você está procurando. Enfrentar um concorrente com um ponto comercial perto do seu exigirá uma estratégia matadora.
Se a marca da concorrência já for bem consolidada no mercado, deve-se pensar com uma cautela ainda maior, pois a presença de uma marca forte e sólida assim fará o valor do aluguel naquela região ainda mais elevado.
Por fim, um aspecto importante na escolha de ponto comercial para locação é o quão próximo ele é de outros tipos de negócios, mas que podem potencializar suas vendas. Se você comercializa suplementos alimentares e coisas do gênero e o ponto comercial é próximo a uma academia, isso poderá impulsionar suas vendas.
Aprendendo a negociar a locação do imóvel comercial
Assim que for selecionado o imóvel que melhor se enquadra nas necessidades do seu empreendimento e que permitirá um ótimo potencial de crescimento, é importante saber como negociar antes de efetivar a locação do ponto comercial.
Você deve se fazer uma série de questionamentos antes de bater o martelo:
• O imóvel possui o tamanho certo para a execução das atividades;
• O valor do aluguel é de fato compatível com o valor cobrado, ou seja, o imóvel realmente vale tudo isso que estão exigindo?
• Ele contém todas as instalações que seu empreendimento necessita?
• Será preciso fazer algum tipo de reforma ou adaptação?
• Existe algum estacionamento no local ou próximo dele?
• Quais são os pontos fortes do imóvel?
• Que pontos fracos o imóvel possui?
É fundamental também fazer um cálculo o mais preciso possível dos custos. Caso o valor do aluguel pese demais para os custos da empresa, recomenda-se sair em busca de um lugar com um preço mais acessível. Calcular se os gastos serão cobertos e se há uma boa relação custo-benefício é tão importante quanto saber se o ponto comercial dará o lucro desejado.
Nesse cálculo dos custos, deve-se levar em consideração outros tipos de gastos além do valor do aluguel em si. É preciso pensar em todos os custos de manutenção e nas contas de consumo, sem falar outros tipos de serviços, como a questão de segurança do local e assim por diante.
Vale lembrar que não são só os pontos comerciais próximos que influenciam na escolha do local. O nível e preço das casas para alugar em Maceió também precisa ser levado em conta, por influencia no preço médio do aluguel.
Fechando o contrato
Depois de tudo calculado, pensado, refletido, você finalmente bateu o martelo sobre o imóvel comercial que pretende alugar. Assim que for efetivamente selecionado o imóvel, chegou a hora de averiguar a documentação, a fim de saber se ela está em ordem.
A documentação básica a ser exigida é o registro do imóvel em nome do locador, a matrícula do imóvel e se a destinação do ponto comercial tem a devida autorização da prefeitura. É fundamental averiguar se o imóvel está legalizado e regularizado em todos os órgãos a nível municipal, estadual e federal.
Procure verificar se o IPTU está pago, se não existe nenhuma demanda judicial sobre o imóvel ou qualquer outra modalidade de cobrança, além de averiguar se a planta do imóvel está aprovada e regularizada pela prefeitura da cidade.
Agora você compreendeu os motivos do aumento do valor do aluguel de pontos comerciais em Maceió na alta temporada e como escolher o lugar ideal. Vale a pena continuar acompanhando as postagens para saber das novidades. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!
Fonte: Divulgação