Moradores do bairro da Ponta Verde e adjacentes estão indignados com o péssimo serviço prestado pela Equatorial Distribuição Alagoas. Ontem, pelo menos seis quedas de energia foram registradas nas localidades, sem contar outros pontos da capital alagoana.
“É um verdadeiro desserviço que essa empresa está prestando. Se algum equipamento meu queimar, a Equatorial vai se responsabilizar?”, questionou, em tom de indignação, o aposentado Marcos dos Santos.
A técnica de enfermagem Evania Cordeiro também está na bronca com a Equatorial. “Falta de respeito com os consumidores alagoanos. Tomara a Deus que nenhum dos meus objetos seja danificado pela irresponsabilidade dessa empresa”, resumiu.
REPERCUSSÃO
O reajuste médio da conta de energia elétrica de quase 10% vai pesar no bolso de 1,1 milhões de unidades consumidoras de Alagoas. A pedido da Equatorial Distribuição Alagoas, o aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e começou a valer na última quarta-feira (1°).
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), líder da bancada alagoana no Congresso, criticou a medida por meio das redes sociais.
“Em plena pandemia, com as pessoas em isolamento social, consumindo mais energia em suas casas, com sua renda reduzida e sem poder trabalhar, muitas vezes sem pagar suas contas, um aumento na conta de energia é simplesmente inconcebível e vergonhoso”, disse o parlamentar, que classificou o reajuste como abuso.
O federal apelou que o Ministério Público Federal fique ao lado dos cidadãos e cumpra seu papel fiscalizador. “Solicito que o MPF apure como andam os investimentos que a Equatorial tem a obrigação de fazer, mediante contrato em Alagoas no valor de 545 milhões […] Nos três primeiros meses deste ano, o lucro aumentou 106,6%, mas ninguém viu os investimentos em nosso Estado. É uma ofensa com todos os alagoanos. Sem contar que Equatorial ganhou autorização de pegar emprestado 1,1 bilhão do BNDS”.
O pré-candidato a prefeito de Maceió, Cícero Filho, também se revoltou contra a Equatorial por meio de suas redes sociais. “Não bastasse as constantes quedas de energia, os apagões, o péssimo serviço prestado, a empresa anunciou agora um aumento de quase 10% na tarifa. Parece até brincadeira de mau gosto, mas não é”.
E continuou: “Justamente num período de crise como esse, sem precedentes, onde milhões de pais e mães de família estão ficando sem emprego, sem renda, com o futuro incerto, a empresa tem a cara de pau de anunciar um aumento de quase 10% sobre um serviço essencial”.
Filho afirmou que a medida é algo inaceitável. “Deveríamos ter a diminuição das tarifas e não só de energia, mas de água, internet, gás de cozinha. As pessoas estão ficando mais tempo em casa, inevitavelmente, claro, aumenta o consumo de bens e serviços essenciais”.
DECISÃO JUDICIAL
O desembargador Otávio Leão Praxedes, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), manteve, mês passado, a liminar que proíbe a Equatorial de suspender o fornecimento de energia elétrica de consumidores inadimplentes, enquanto durar a pandemia.
“Tratando-se de uma excepcionalidade o momento em que estamos vivendo, e não se tendo conhecimento de quanto tempo ele perdurará, entendo prudente a decisão proferida pelo julgador singular, a qual merece ser mantida enquanto perdurar a pandemia da Covid-19”, afirmou o desembargador na decisão.
A liminar foi concedida em março deste ano pela 8ª Vara Cível da Capital. Na ocasião, foi fixada multa de R$ 10 mil para cada unidade de consumo que tivesse o fornecimento do serviço interrompido.
Fonte: Site Melhor Notícia