Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
9 de maio de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
9 de maio de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Pandemia adia projeto de Central de VAR no Brasil e testes só acontecerão em 2021

7 de julho de 2020
0
Pandemia adia projeto de Central de VAR no Brasil e testes só acontecerão em 2021

Foto: Douglas Magno / BP Filmes

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Ficou para 2021 o projeto que é a menina dos olhos da arbitragem brasileira atualmente: concentrar num único espaço o trabalho da equipe de árbitros de vídeo no país. A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus obrigou a entidade a refazer a programação. Projeta-se agora que a fase de testes só seja iniciada na próxima temporada.

A intenção inicial, em planejamento anunciado ainda no final do ano passado, era implantar ao longo de 2020 a rede de fibra ótica nos estádios brasileiros que levaria o sinal dos jogos para uma central de vídeo a ser instalada no Rio de Janeiro. As equipes de arbitragem do VAR, que atualmente ficam em cabines nos estádios, passariam a atuar neste local.

Pelo projeto original, a CBF vai instalar redes de fibra ótica nos estádios que receberão jogos da Série A e construirá a Central de Árbitro de Vídeo num prédio vizinho à CBF, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A central terá dez cabines, o que possibilita a operação de árbitro de vídeo em até dez jogos simultaneamente.

– Hoje o projeto está parado. A nossa intenção era testar a centralização ao longo do Brasileirão deste ano para implantar o uso definitivamente na edição de 2021. Mas a pandemia atrasou tudo. Porque fizemos investimento em equipamentos eletrônicos e todos são feitos fora do Brasil. Mas as fábricas pararam a produção e a importação está prejudicada pela crise – detalha o chefe de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba.

Os problemas com importação afetam até a produção de uniformes da arbitragem. O fornecedor que confecciona as roupas dos árbitros brasileiros fica na China e já avisou a CBF que a remessa só chegará no mês de setembro. De acordo com a previsão da entidade, a Série A do Brasileirão já terá sido iniciada.

A pandemia não atrapalhou o primeiro teste da Central de Árbitro de Vídeo no país, realizado antes da interrupção dos campeonatos. Em 16 de fevereiro, na final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Athletico, a operação do VAR foi remota. A equipe de vídeo não estava no estádio Mané Garrincha, em Brasília, local do jogo, vencido pelo Flamengo por 3 x 0, mas na sede da CBF, no Rio.

A final da Supercopa foi o primeiro jogo na América do Sul com central de VAR remota. A CBF investiu R$ 200 mil para instalar fibra ótica no Mané Garrincha, o que será feito em todos os estádios utilizados na Série A.

– Isso não é simples. São em média três meses pra conseguir o licenciamento pra instalar a rede e passar a fibra ótica nos estádios. Projetamos um custo de aluguel de fibra ótica no país em torno de R$ 300 mil por mês, fora o investimento na estrutura da central. Isso já está no orçamento. Só que agora estamos de mãos atadas – explica Gaciba.

Com o novo modelo, a equipe de arbitragem do VAR, formada em média por cinco pessoas (árbitro de vídeo central, assistente, VAR bandeirinha, assessor e operador de replay), deixará as cabines dos estádios para atuar na central. Apenas dois técnicos da empresa inglesa que opera o VAR no Brasil seguirão nos palcos dos jogos.

– O grande ganho não é econômico, é técnico. Com todas as equipes no Rio de Janeiro teremos agilidade em relação à velocidade das decisões da equipe de VAR durante a transmissão. A central também vai permitir que os árbitros treinem mais. Quem treina mais, acerta mais. Outra vantagem é agilizar a avaliação do trabalho dos árbitros de vídeo – completa o diretor de arbitragem da CBF.

Em outros esportes, como o basquete, a NBA (liga profissional dos Estados Unidos) utiliza uma central de replays. Na Rússia, durante a Copa do Mundo de 2018, funcionou uma central de comando dos árbitros de vídeo dentro do Centro Internacional de Transmissão, em Moscou.

No Brasil, o VAR foi implantado oficialmente no ano passado. De acordo com o Radar, programa de análise de arbitragem contratado pela CBF, a quantidade de erros capitais caiu de 188, em 2018, quando não havia o uso da tecnologia, para 36 em 2019. Erros estes enquadrados nas quatro situações onde o protocolo do uso do VAR permite a interferência do árbitro de vídeo: aplicação de cartão vermelho direto, erro de identificação, pênalti e gol.

GE

Você também pode gostar desses conteúdos

Lançado na Espanha, álbum da Copa não tem Neymar na Seleção Brasileira
Esporte

Lançado na Espanha, álbum da Copa não tem Neymar na Seleção Brasileira

por Redação
21 de abril de 2026
Morre Oscar Schmidt, lenda do basquete mundial, aos 68 anos
Esporte

Morre Oscar Schmidt, lenda do basquete mundial, aos 68 anos

por Redação
17 de abril de 2026
Estádio Rei Pelé é escolhido como centro de treinamento para a Copa do Mundo Feminina de 2027
Esporte

Estádio Rei Pelé é escolhido como centro de treinamento para a Copa do Mundo Feminina de 2027

por Redação
17 de abril de 2026
Projeto Juventude Conectada acontece neste domingo com maratona de cultura geek, em Maceió
Esporte

Projeto Juventude Conectada acontece neste domingo com maratona de cultura geek, em Maceió

por Redação
14 de abril de 2026
Luis Roberto se afasta das transmissões da Globo para tratar tumor e ficará fora da Copa do Mundo
Esporte

Luis Roberto se afasta das transmissões da Globo para tratar tumor e ficará fora da Copa do Mundo

por Redação
8 de abril de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

'Quem muito se expõe, tem muita chance de contrair', diz Mandetta sobre teste positivo de Bolsonaro para Covid​-19

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Linhas de ônibus da Viação Cidade de Maceió sofrem alteração a partir deste sábado (9)

8 de maio de 2026
Política

Renan reúne prefeitos no Sertão e destaca pacote bilionário de investimentos para AL

8 de maio de 2026
Geral

Entenda riscos da bactéria encontrada na fábrica da Ypê

8 de maio de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.