Redação*
Após a nova variante do coronavírus ser detectada em duas pacientes em Alagoas, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, , comentou que não há necessidade para pânico, mas a população precisa ajudar seguindo as medidas de higiene e distanciamento para evitar o aumento na ocupação de leitos.
“Não existe motivo para pânico com o surgimento dessa nova variante, mas, o povo alagoano deve ter a consciência de manter o distanciamento social, evitando as aglomerações, fazendo o uso de máscara ao sair de casa, além de continuar com a higienização das mãos com água e sabão, e o uso do álcool líquido ou gel 70%”, disse.
A nova variante foi identificada em duas alagoanas das cidades de Viçosa e de Anadia. E a confirmação foi feita por uma nota da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que examinou amostras das pacientes.
A paciente de Viçosa tem 36 anos e viajou para Manaus (AM) no mês de janeiro, onde permaneceu na capital do Amazonas por quatro dias. Ao retornar da viagem, a paciente apresentou os sintomas do novo coronavírus.
O segundo caso é de uma idosa de 64 anos, que não viajou para o Amazonas e não teve contato com nenhuma pessoa do território amazonense ou de qualquer outro Estado brasileiro. Isso mostra que a nova variante P1 do novo coronavírus está em circulação em Alagoas.
“Essa nova variante do Amazonas nos chama a atenção por ter uma maior transmissibilidade, mas sem nenhuma confirmação de que os casos sejam mais graves e ou letais. Com uma transmissão maior, isso significa que o vírus deva infectar mais pessoas, caso a população não mantenha as medidas de proteção”, explicou o secretário.
com AA