Da Redação
O governador Renan Filho anunciou, nesta terça-feira (16), que todo o estado de Alagoas está passando para a Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado. A decisão foi tomada após todos os indicadores da Saúde recomendar a mudança para a fase mais restritiva dos segmentos.
Com o novo decreto, que entra em vigor a partir de sexta-feira (19) para dar tempo de adaptação dos estabelecimentos, as pessoas não podem circular nas ruas a partir das 21h, com exceção de trabalhadores, como entregadores de comida, vigilantes, funcionários de farmácia, hospitais, supermercados.
Diante das medidas, o comércio tem novas regras para funcionamento. As lojas do Centro continuarão com autorização para abrir, de 09h às 17h, mas não poderão funcionar no sábado, domingo e segunda-feira.
Já os shoppings de Alagoas ficam autorizados a funcionar de 11h às 20h, porém também sem abrir aos sábados, domingos e terças-feiras. As demais lojas e galerias, o horário é de 10h às 18h.
Fica vedado, ainda, frequentar praias e rios durante o fim de semana. Os bares e restaurantes trabalharão no modelo pague e leve, além do delivery. “Só não vai colapsar se o povo ajudar”, lembrou Renan Filho, sobre o sistema de saúde, apesar do recorrente aumento no número de leitos.
Até o dia de hoje, Alagoas possui 797 pacientes internados. Na última semana foram registradas 131 mortes, sendo que a ocupação dos leitos ultrapassou a marca de 80%, quando se recomenda passagem para a fase vermelha. No pico da pandemia, ainda em 2020, Alagoas teve 226 mortes em uma semana.
“Vamos seguir enfrentamento a pandemia como fizemos até aqui: de cabeça erguida, fazendo o que for necessário para salvar vidas e buscando o equilíbrio máximo entre as possibilidades que o Estado tem de manter suas atividades econômicas diante de uma pandemia desta magnitude”, disse o governador, que ainda fez um pedido ao novo Ministro da Saúde, que siga a ciência e que colabore com os estados e municípios por meio de uma estratégia nacional.
Um novo lote de vacinas, com 60 mil doses chegará a Alagoas entre hoje e amanhã, segundo o governo. Com isso, idosos de 72, 73 e 74 anos serão imunizados.
Veja como fica outras atividades:
Academias – com 30% da capacidade e sob agendamento. No entanto, maiores de 60 anos e pessoas que tenham comorbidades não podem frequentá-las.
Igrejas – com 30% da capacidade
Salão de beleza – com agendamento
Transporte intermunicipal – suspenso por 15 dias