Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Vinte e dois municípios aderem a convênio para universalizar água e esgotamento no interior

17 de junho de 2021
0
Mais de 5 milhões de brasileiros não têm água potável nas 100 maiores cidades do país
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Prefeitos de 22 municípios do Agreste e Sertão alagoanos assinaram, na tarde desta quarta-feira (16), o Convênio de Cooperação com o Governo do Estado para a regionalização do planejamento, organização, gestão, fiscalização e regulação dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário. A proposta, orçada em R$ 4,5 bilhões, conta com a intermediação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).

O Convênio de Cooperação visa atender às diretrizes do Novo Marco Legal do Saneamento Básico e o seu intuito de viabilizar a universalização dos serviços até 31 de dezembro de 2033. As assinaturas de adesão ocorreram no Auditório Aqualtune, Palácio República dos Palmares, após a reunião da Unidade Regional de Saneamento Básico do Bloco B, formado por 49 municípios do Agreste e Sertão alagoanos.

Os secretários da Infraestrutura, Maurício Quintella; da Fazenda, George Santoro; e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, discorreram sobre o Marco Regulatório do Saneamento e apresentaram o Projeto de Saneamento de Alagoas. O governador Renan Filho participou da reunião.

“Estamos estruturando a concessão dos serviços de saneamento básico do interior de Alagoas, num diálogo entre o Estado e os municípios alagoanos a fim de viabilizarmos os investimentos e possibilidades para que essas obras de infraestrutura avancem”, disse Renan Filho.

De acordo com o governador, a proposta é semelhante à que foi estabelecida para a Região Metropolitana de Maceió com a concessão regionalizada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que garantiu investimentos no setor estimados em R$ 2,6 bilhões.

“É bem parecido. A Região Metropolitana de Maceió integra o Bloco A. Agora estamos discutindo com os blocos B e C, o que vai garantir cerca de R$ 4,5 bilhões de investimentos diretos em saneamento básico em Alagoas. Trata-se, sem dúvidas, da maior transformação que o nosso estado verá, caso essas operações se concretizem”, acrescentou Renan Filho.

O primeiro município a aderir ao Convênio de Cooperação foi Cacimbinhas, por meio do prefeito Hugo Wanderley, que também é presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

“Essa proposta vai ser um grande marco para Alagoas porque, além de resolvermos um problema crônico que temos do abastecimento de água e também do esgotamento sanitário, ainda temos uma grande possibilidade de termos recursos, investimentos diretos nesses municípios. Alagoas vai virar um grande canteiro de obras e ainda vai ver a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis”, avaliou Wanderley.

Dos 32 prefeitos que participaram da reunião desta quarta-feira, 22 assinaram os termos de adesão. Já integram o Convênio de Cooperação os municípios de São Brás, Palmeira dos Índios, Minador do Negrão, Quebrangulo, Belo Monte, Estrela de Alagoas, Piranhas, Junqueiro, Senador Rui Palmeira, Cacimbinhas, Carneiros, Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Campo Grande, Coité dos Nóia, São Sebastião, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Palestina, Mata Grande, Lagoa da Canoa e Santana do Ipanema.

“Os municípios têm prazo até o final do mês de junho para fazer a adesão. Queremos, ainda em julho, finalizar e cumprir a fase de audiência pública; depois temos as fases de publicação do edital, em outubro, e leilão no primeiro bimestre de 2022”, acrescentou Quintella.

AA

Você também pode gostar desses conteúdos

Grupo Coringa deve indenizar família de funcionário morto em acidente
Interior

Justiça condena homem a 63 anos de prisão por estupro de vulneráveis em Arapiraca

por Redação
22 de junho de 2026
Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola
Interior

Água Branca deve indenizar família de adolescente autista agredido em escola

por Redação
11 de junho de 2026
Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional
Interior

Pilar recebe gestores de todo o Brasil e apresenta modelo de educação bilíngue que se tornou referência nacional

por Redação
10 de junho de 2026
Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar
Interior

Renan Filho anuncia entrega dos primeiros trechos do Arco Metropolitano durante Caravana no Pilar

por Redação
8 de junho de 2026
MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande
Interior

MPAL ajuíza Ação Civil Pública para questionar contratação realizada pelo Município de Feira Grande

por Redação
3 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Vigilância Sanitária notifica haras em Maceió com irregularidades na criação dos animais

Vigilância Sanitária notifica haras em Maceió com irregularidades na criação dos animais

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

Vereador propõe cadastro habitacional online para ampliar transparência e facilitar acesso à moradia em Maceió

22 de junho de 2026
Política

Teca Nelma defende mais políticas públicas para juventudes durante seminário da Fiocruz em Maceió

22 de junho de 2026
Sem categoria

Julgamento: Leonardo Sakamoto fala do caso Braskem em Maceió

22 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.