Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
21 de março de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de março de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Balanço da SMTT aponta redução de 43% no número de acidentes na capital

4 de agosto de 2021
0
Balanço da SMTT aponta redução de 43% no número de acidentes na capital

Foto: Itawi Albuquerque

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, apresentou, nesta quarta-feira (4), os dados de ocorrências nas vias de Maceió no primeiro semestre de 2021. O levantamento apontou uma redução de 43% no número de acidentes na capital quando comparados com o mesmo período do ano passado.

Nas Avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, a redução foi de 42,5%, os dados demonstram o quanto a retirada dos tachões nessas vias trouxe uma diminuição na incidência de ocorrências envolvendo motociclistas, principalmente.

Dos 334 acidentes registrados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), 45% ocorreram entre 7h e 13h e 13% na faixa horária de 16h e 18h. Dentre as principais naturezas dos acidentes estão as colisões, seguidas por choques em objetos estáticos, atropelamentos e engavetamentos.

Os automóveis lideram o ranking de veículos envolvidos nestas ocorrências, em seguida estão as motocicletas e as caminhonetes. Os acidentes envolvendo ônibus reduziram em 76%. 94% dos acidentes que envolveram motocicletas foram com vítimas.

“Esses dados são muito importantes para a adoção de medidas. Quando a gente detecta que apenas sete vias concentram uma quantidade considerável dos acidentes, a atenção deve ser redobrada nestes locais. Isso implica instalação de sinalizações horizontais ou verticais, ou até mesmo desenvolvimento de ações educativas ou fiscalizatórias. Com isso, a gente usa as estatísticas ao nosso favor e solucionamos esses problemas”, discorreu o titular da SMTT, André Costa.

O prefeito, JHC, acompanhou a divulgação dos dados e destacou o quanto o ritmo de trabalho no órgão de trânsito municipal tem sido transformado ao longo desses seis meses. Com a mudança de visão da população sobre o policiamento do trânsito, sempre com foco nos cidadãos.

“A redução de vítimas graças a retirada dos tachões é reflexo de um trabalho desenvolvido com bastante compromisso com o povo. Deixar os tachões, mas sem uma comprovação da eficácia desses dispositivos não faz parte da nossa forma de gestão. Agora, temos dados que mostram o quanto vidas foram preservadas com essa iniciativa”, disse.

As Avenidas Fernandes Lima, Menino Marcelo, Durval de Góes, cruzamento da Álvaro Otacílio com a Doutor Antônio Gouveia, Governador Afrânio Lages, Juca Sampaio, Gustavo Paiva e a Avenida da Paz concentram 42% dos acidentes atendidos pelas equipes da SMTT.

O órgão municipal recebeu 4.450 chamados da população referentes a estacionamento irregular, ordens de serviços, semáforos defeituosos e acidentes com vítimas. 59% das solicitações foram finalizadas sem atendimento devido ao excesso de chamadas simultâneas, seguido por informações insuficientes, também ocorrências fora da circunscrição da SMTT ou canceladas pelos próprios solicitantes.

O bairro Tabuleiro do Martins lidera o ranking de solicitações, com 451 chamados Em seguida, foram para Jatiúca, Farol, Centro, Gruta de Lourdes, Jacintinho, Jaraguá, Serraria e Ponta Verde são os locais que originam a maioria dos chamamentos.

Infrações de trânsito
O levantamento detectou que 7 a cada 10 infrações das infrações são de natureza grave ou gravíssima. As cinco infrações mais comuns praticadas pelos maceioenses estão conversões proibidas, uso indevido da Faixa Azul, uso indevido do celular, parada em horário ou locais proibidos e avanço do sinal vermelho.

Transporte público e intervenções nas sinalizações
Os coletivos que operam no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) transportaram 18.394.768 milhões de passageiros no primeiro semestre.

Neste mesmo período, 9.295,55 m² de sinalizações horizontais, ao converter as dimensões das pinturas nas vias, chega ao correspondente a 33 quilômetros, que equivale a distância do centro de Maceió para cidade vizinha de Paripueira, e 894 novas placas foram instaladas pelas comunidades da capital.

Ascom SMTT

Você também pode gostar desses conteúdos

MPF e MP/AL apontam irregularidades durante inspeções em escolas de Maceió 
Geral

MPF e MP/AL apontam irregularidades durante inspeções em escolas de Maceió 

por Redação
20 de março de 2026
Governador anuncia plano de reconstrução e mantém apoio a municípios afetados pelas chuvas em AL
Geral

Prefeitura de Piranhas decreta emergência preventiva e reforça ações de segurança hídrica após chuvas

por Redação
20 de março de 2026
Arthur Lira critica indiciamento de deputados pela PF e cita ditadura militar
Geral

Arthur Lira lança pré-candidatura ao Senado nesta sexta-feira (20)

por Redação
20 de março de 2026
Câmeras de reconhecimento facial identificam foragido na Cidade Universitária
Geral

Câmeras de reconhecimento facial identificam foragido na Cidade Universitária

por Redação
19 de março de 2026
Educação de Maceió abre matrículas para cursos gratuitos de inglês e espanhol
Geral

Educação de Maceió abre matrículas para cursos gratuitos de inglês e espanhol

por Redação
19 de março de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Bolsonaro confirma fim do auxílio emergencial: “Limite”

Bolsonaro passa a ser investigado pelo STF no inquérito de fake news

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia

Preço médio do diesel sobe 6,76% e chega a R$ 7,26 nos postos do país

20 de março de 2026
Esporte

Justiça condena integrantes de torcida organizada por tentativa de homicídio em Maceió

20 de março de 2026
Política

Ex-assessora de Flávio Bolsonaro é denunciada por suspeita de lavar dinheiro

20 de março de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.