Da Redação
O governador Renan Filho, na inauguração da UPA do Jaraguá ontem (08), voltou a despistar sobre a decisão de seu futuro político para 2022. Já Arthur Lira, na última sexta-feira, negou apoio à chapa governista e reforçou o acordo que tem com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, para definir o candidato do grupo ao Governo de Alagoas.
Aguardando posicionamento do MDB Nacional, o governador afirmou que, junto ao seu pai, o senador Renan Calheiros, está em constante dialogo com aliados.
“Meu compromisso, hoje, é fazer o melhor trabalho possível para o cargo que fui eleito. Quanto às eleições do ano que vem, o momento é de diálogo. Tenho mantido conversas com o senador Renan, com os nossos aliados, para entender qual estratégia seguir. Além disso, a Executiva Nacional do MDB pediu para eu esperar um pouco, para que possamos entender o cenário político brasileiro”, argumentou Renan Filho.
A aposta de Lira, porém, é que Renan Filho vai ficar no mandato. O presidente da Câmara dos Deputados ainda revelou o acordo que tem com Marcelo Victor.
“A princípio, eu tenho compromisso claro e público com presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, de que se o governador se afastar do seu mandato, eu acompanharei a escolha do nome da Assembleia Legislativa. Se o governador ficar, que é o que eu aposto, a escolha será minha, e a Assembleia apoiará o nome que eu escolher. Esse é o único acordo que tenho e que vou honrar”, disse Lira.
Caso Renan Filho decida concorrer ao Senado, o nome do governador-tampão também é uma incógnita. O deputado Paulo Dantas, em seu primeiro mandato, possui a simpatia de muitos, enquanto Antônio Albuquerque, que está em seu sétimo mandato e não deve buscar reeleição na ALE, foi tratado como uma boa possibilidade pelo senador Renan Calheiros.
Com a indefinição de nomes tanto para o possível “tampão” quanto para as eleições visando ao Executivo estadual 2023-2026, principalmente dos grupos dos Calheiros e de Arthur Lira/Marcelo Victor, a união do prefeito de Maceió JHC e do senador Rodrigo Cunha aparece liderando as pesquisas ao Governo do Estado.














