Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
22 de junho de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Diabetes: farmacêutico consegue controle glicêmico em 88% em pacientes que acompanha

11 de novembro de 2021
0
Diabetes: farmacêutico consegue controle glicêmico em 88% em pacientes que acompanha
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

No dia 14 de novembro, é o dia mundial de combate a diabetes. Um artigo acadêmico publicado no dia 02 de abril de 2021 pela revista Research, Society and Development mostra que Alagoas ocupa a sexta colocação de internações relacionadas a amputação/ desarticulação de membros inferiores por conta da diabetes. O levantamento foi feito no período de 2010 a 2020.

Já entre os anos de 2002 e 2012, os municípios de Maceió, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo lideraram amputações em pé diabético por Diabetes Mellitus conforme o cadastro do programa HIPERDIA. Entre as faixas etárias mais acometidas estão 17,76% entre 60 a 64 anos, 15,89% entre 55 a 59 anos e 14,95% entre 65 a 69 anos. As mulheres estão entre as que mais tiveram amputação, com um total de 68,48%.

Flávio Marcel, farmacêutico clínico, afirma que o acompanhamento destes pacientes é fundamental para que eles tenham uma qualidade de vida.

“A importância de serviços clínicos farmacêuticos, com palestras em educação em saúde sobre o diabetes, reforça o nosso papel como promotor de saúde”, disse.

Responsável pelo cuidado farmacêutico na Unidade de Saúde Básica (USB) Felício Napoleão, em Maceió, ele conta que implantou o serviço de Cuidado Farmacêutico quando percebeu que estes pacientes encontravam dificuldades em aderir ao tratamento farmacoterapêutico.

“Nós elaboramos um procedimento operacional padrão (POP), agendamento do usuário para o serviço, acolhimento do paciente para a consulta, coleta e organização da história completa dos medicamentos em uso, identificação de problemas farmacoterapêuticos, elaboração de plano de cuidados e fechamento da consulta”, pontuou.

O farmacêutico explica que desde que a prestação de serviços farmacêuticos, inclusive a medição de glicemia, foi regulamentada em 2009 pela RDC 44, os pacientes têm a possibilidade de fazer o monitoramento constante e dos que são acompanhados, 88% deles (pessoas com diabetes mellitus) obtiveram controle glicêmico.

“O farmacêutico tem um papel fundamental no processo de acompanhamento do paciente com diabetes, sendo um dos poucos profissionais capazes de avaliar com precisão a farmacoterapia do paciente, mas para isso, ele precisa estar atualizado, através de novos protocolos de tratamento e diretrizes”, garantiu.

Para ele, os resultados positivos acontecem porque os pacientes sentem-se seguros e se envolvem no projeto e retornam as consultas e acabam compartilhando a sua experiência com outros pacientes. “O envolvimento do profissional farmacêutico em ajudar a população resolver seus problemas relacionados com medicamentos, que são muitos, só reafirma que o farmacêutico está apto para prestar essa assistência”, comemorou.

Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%
Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

por Redação
21 de junho de 2026
Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades
Geral

Governo cria política nacional para estudantes com altas habilidades

por Redação
20 de junho de 2026
Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização
Geral

Turismo de aventura tem regras estabelecidas; falta fiscalização

por Redação
20 de junho de 2026
Desembargador que censurou a Folha de Alagoas já foi acusado de corrupção e teve pedido de prisão pelo MP-AL
Geral

Desembargador que censurou a Folha de Alagoas já foi acusado de corrupção e teve pedido de prisão pelo MP-AL

por Redação
19 de junho de 2026
Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão a partir desta segunda (22)
Geral

Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão a partir desta segunda (22)

por Redação
19 de junho de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
“Botamos um ponto final na corrupção no Brasil”, diz Bolsonaro a rádio alagoana

Bolsonaro poderá escolher até 45 dos 75 novos desembargadores em 2022

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geral

Em 14 anos, mortes no trânsito por causa de álcool diminuem 19,5%

21 de junho de 2026
Política

CBF confirma lesão muscular de Raphinha; saiba mais

20 de junho de 2026
Política

Senador garante recursos para obras que impulsionam São José da Laje

20 de junho de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.