Redação*
Esta segunda-feira (14) marcou a retomada de 100% do ensino presencial na rede municipal de Maceió. São mais de 50 mil alunos que voltam às aulas “normais” após quase dois anos de ensino remoto ou híbrido, em razão da pandemia da Covid-19.
Numa escola na Ponta Grossa, os estudantes foram recepcionados pelos professores e funcionários, apesar da timidez típica do primeiro dia de aula.
Natalia, de 8 anos, é aluna do 3° ano e estava muito feliz em voltar para a escola. “Senti falta das professoras, dos meus colegas, das pessoas que fazem a nossa comida, da diretora, da coordenadora e de todo mundo da escola! Ficamos muito tempo afastados e poder estar com todo mundo de novo é muito legal”, revelou a menina.
Já Francisco, de 10 anos, estudava em escola particular e está começando agora os estudos na rede municipal Nosso Lar I.
Animado, ele falou da ansiedade com a nova escola. “Meu pai falava muito daqui, que seria um bom lugar e que iria aprender bastante. Por isso, eu já sentia que ia ser muito bom estudar aqui. Espero fazer novos e muitos amigos!”, disse.
A felicidade não é só dos estudantes, mas também dos pais, que passaram esses últimos anos angustiados com o impacto negativo no rendimento dos filhos. Iraniely Gomes é mãe de Iranyara, de apenas 6 anos, e conta as dificuldades enfrentadas pela filha.
“Estamos muito aliviados, depois de dois anos só com estudos on-line. Esse retorno vai contribuir e muito para a educação das crianças. Iranyara é uma menina muito ativa e esse tempo foi muito ruim pra ela sem poder socializar com os amiguinhos. Ela sentiu muita falta e agora, graças a Deus, vai voltar a essa rotina escolar, que também faz toda a diferença na qualidade do seu aprendizado”, pontuou a mãe.
O Secretário de Educação de Maceió e professor Elder Maia, destacou o trabalho realizado para esta retomada tão importante e esperada.
“É um grande dia, que marca o retorno 100% presencial para a rede municipal de ensino de Maceió. Foi um longo caminho, de muito trabalho e providências para chegarmos aqui, hoje, em segurança e com grandes melhorias estruturais. Ampliamos o transporte escolar, melhoramos a qualidade da alimentação, renovamos 80% das mobílias, contratamos novos 576 profissionais… Um conjunto de aspectos que impactam diretamente e para melhor na vida dos alunos e suas famílias”, celebrou.
*com Assessoria