Nos últimos dois meses, o TSE marcou com um aviso oficial 2,8 milhões de conteúdos no Facebook.
A busca por informação no TSE cresceu 10 vezes, resultado de uma das estratégias contra fake news. O aviso oficial direciona pessoas no Brasil para a homepage do Portal da JE, de acordo com dados da plataforma compartilhados com o TSE.
Em janeiro e fevereiro, foi registrado um total de 1,4 milhão de acessos ao site do TSE, um numero quase 10 vezes maior que em outubro e novembro.
A estratégia de criar essas marcas em conteúdos nas duas redes é parte do acordo entre o TSE e o facebook para aumentar a circulação de notícias verdadeiras e informações confiáveis sobre a eleição. E o crescimento do acesso ao site da justiça eleitora – que foi 10 vezes maior em janeiro e fevereiro – em relação a outubro e novembro — confirma o interesse nas redes sociais pelas informações institucionais ou por desmentidos que a justiça eleitoral tem em seu site.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, disse que esse interesse pelas informações do TSE demonstra que “a má informação se combate com a boa informação e com mais informação correta”.
Ele disse ainda que “de fato, aumentou enormemente a busca por informações nos sites da Justiça Eleitoral e mais do que isso: esse mecanismo revelou que a população brasileira quer mesmo informação correta. As eleitoras e os eleitores querem estar bem informados, para votar bem, para escolher seus representantes e depositar de modo livre e consciente seu voto na urna. É com ferramentas assim que a Justiça Eleitoral, em colaboração com as plataformas digitais, vai combater a desinformação”, afirmou.
G1