17 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
17 de setembro de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Artigo sobre afundamento dos bairros é publicado em revista internacional

23 de outubro de 2023
0
Caso Braskem: estudos apontam 74% de possibilidade de solo afundar

Arquivo

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A tomada de decisões em grupo para avaliar os impactos ambientais, sociais e econômicos negativos das instáveis minas de sal-gema em Maceió. Esse é o tema de um artigo escrito por quatro pesquisadores, dentre eles, a professora Natallya Levino da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e que foi publicado recentemente no periódico Science Direct.

Segundo a docente, o artigo utiliza abordagem de Tomada de Decisão em Grupo (GDM), baseados em análises quantitativas e qualitativas, para analisar como esses grupos de especialistas – professores, agentes públicos locais e cidadãos diretamente afetados – avaliam os problemas econômicos, sociais e ambientais que impactam os bairros afetados pela extração irregular do sal-gema, em Maceió.

“Da ótica dos moradores, eles consideraram os efeitos semelhantes nessas três dimensões citadas, ou seja, todos são relevantes e impactaram o município. Já os especialistas avaliam que os impactos sociais e econômicos foram maiores e tiveram efeitos mais drásticos do que os impactos ambientais. Com isso, é possível priorizar algumas ações para mitigação desses danos, favorecendo a criação de políticas públicas e sua aplicação”, explicou Natallya Levino.

A abordagem utilizada para o desenvolvimento do artigo é essencial para apoiar as partes envolvidas no processo de aprendizagem, considerando diferentes pontos de vistas e planejando ações de mitigação para o problema abordado. “Portanto, as contribuições deste artigo são duplas. As contribuições teóricas residem em discutir esse fenômeno sob a perspectiva da Tomada de Decisão em Grupo, que é multifacetada e conflituosa”, complementou a pesquisadora.

Para ela, ter o artigo publicado em âmbito internacional pode contribuir para o aumento da repercussão em torno deste caso, além de estimular a produção de novos trabalhos sobre o assunto. “Trata-se de uma revista que atualmente figura como Qualis A1 em área de foco industrial, ou seja, pertinente com a temática e com leitores que possuem interesse em problemas dessa magnitude. Isso pode estimular novos pesquisadores a realizarem estudos sobre o tema, ampliar o debate e a discussão”, destacou Natallya.

Além de Natallya, o artigo que integra um projeto de pesquisa liderado por ela e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Edital Universal, tem assinatura de Marcele Fontana, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Patrícia Guarnieri, da Universidade de Brasília (UnB) e Sattar Salehi, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Islâmica Azad (IAU), do Irã.

Sobre o artigo

A extração irregular do sal-gema feita pela mineradora Braskem foi responsável pelo êxodo de moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, além de parte do Farol, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O relatório, divulgado em 2019, apontou que a extração, feita de maneira inadequada, desestabilizou as cavernas subterrâneas existentes nos bairros, o que causou as rachaduras e o afundamento do solo neste que já é considerado o maior desastre socioambiental do mundo.

No artigo, os estudiosos mostram que especialistas e professores avaliaram os efeitos sociais e econômicos com maiores pesos quando comparados aos problemas da dimensão ambiental, tanto nas etapas quantitativas quanto qualitativas, enquanto que os moradores consideraram as dimensões como semelhantes. No entanto, eles apontam que é necessário levar em consideração os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pela desativação dos serviços nas regiões afetadas pela mineração.

Além disso, o texto apresenta que a opinião pública deve ser levada em consideração para que sejam elaboradas políticas públicas eficazes, especialmente ao considerar o evento ocorrido. “Assim, o resultado da implementação deste modelo pode orientar os formuladores de políticas nesta jornada, fornecendo suporte científico na tomada de decisões e na transparência da informação, onde a sociedade é a maior beneficiária da sinergia criada”, dizem os pesquisadores.

Com isso, os estudiosos revelam, em trecho das considerações finais, duas importantes contribuições com base na abordagem de Tomada de Decisão em Grupo (GDM) utilizada para a produção do artigo.

“Primeiro, caracterizamos o problema, explicando particularidades do fenômeno de instabilidade das minas de sal-gema na perspectiva do GDM. Segundo, a implementação deste modelo pode orientar os gestores na análise dos impactos das operações mineiras para tomar uma decisão e evitar futuros desastres, pois os GDMs são modelos que permitem considerar pontos de vista diferentes e conflitantes, essenciais para fornecer uma visão sistêmica do quadro que pode levar ao planejamento de ações de mitigação”, explicam.

Ainda segundo os pesquisadores, a publicação também considerou a situação pós-evento, ou seja, quando o desastre já está ocorrendo. Com isso, sugerem que outros trabalhos podem considerar mais partes interessadas e, assim, construir uma imagem ainda mais completa do problema de tomada de decisão e de outros métodos para modelar os demais pontos de vista. “Estudos qualitativos podem analisar o nível de conhecimento e o poder dos stakeholders para avaliar suas percepções”, concluem os estudiosos.

Acesse o artigo na íntegra aqui.

/Ascom Ufal

Você também pode gostar desses conteúdos

Suspeito de furto qualificado é preso no bairro da Pajuçara
Geral

Suspeito de furto qualificado é preso no bairro da Pajuçara

por Redação
17 de setembro de 2025
PF prende diretor da Agência Nacional de Mineração em operação contra corrupção em MG
Geral

PF prende diretor da Agência Nacional de Mineração em operação contra corrupção em MG

por Redação
17 de setembro de 2025
Casa da Mulher Alagoana promove mutirão de emprego para vítimas de violência doméstica
Geral

Casa da Mulher Alagoana promove mutirão de emprego para vítimas de violência doméstica

por Redação
17 de setembro de 2025
Setembro Amarelo: médico do Hospital Escola Portugal Ramalho explica a importância da campanha de prevenção ao suicídio
Geral

Setembro Amarelo: médico do Hospital Escola Portugal Ramalho explica a importância da campanha de prevenção ao suicídio

por Redação
16 de setembro de 2025
Senado pode aumentar pena quem fornece álcool ou droga a menores
Geral

Senado pode aumentar pena quem fornece álcool ou droga a menores

por Redação
16 de setembro de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Hospitais privados são denunciados no MPT por não pagar piso da enfermagem

Hospitais privados são denunciados no MPT por não pagar piso da enfermagem

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Bolsonaro está com câncer de pele, confirma médico

17 de setembro de 2025
Sem categoria

Licença-maternidade ampliada em casos de internação do bebê avança no Senado

17 de setembro de 2025
Esporte

River Plate x Palmeiras: horário, onde assistir e detalhes da Libertadores

17 de setembro de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.