Redação
O famoso resort Salinas, unidade Maceió, foi multado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) no valor de R$ 50 mil por lançar esgoto no Rio Meirim, na região de Ipioca.
Além disso, o empreendimento foi notificado pela Prefeitura, que enviou fiscais para averiguar a denúncia de residentes e pescadores. Lá, os agentes constataram realmente o despejo de esgoto no rio. Diversos vídeos mostram a prática ilegal.
“Todos os moradores da região e nós também ficamos indignados com a falta de cuidado com o bem natural da nossa cidade, ainda mais se tratando de um empreendimento que se utiliza das belezas naturais de Maceió”, diz Marcos Cavalcanti, chefe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
O IMA também determinou a suspensão imediata do lançamento dos efluentes, enquanto colheu amostras para análise. Caso seja comprovado o dano ambiental, a Polícia Civil abrirá um inquérito.
Em resposta, o Salinas Maceió explicou que possui licença dos órgãos competentes para o lançamento dos seus efluentes tratados no Rio Meirim e que realiza análises laboratoriais mensais por laboratório certificado pelas entidades reguladoras.
“Até o momento da autuação, todos as análises demonstraram atendimento aos parâmetros preconizados pela resolução 430 do CONAMA”, diz.
“O resort está empenhado em esclarecer as possíveis interferências que podem ter impactado o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), sem descartar, inclusive, a existência de conexão clandestina que possa ter sido indevidamente estabelecida na tubulação entre a ETE e o Rio Meirim”, emenda.
“Reforça, ainda, que assim que tomou conhecimento da autuação, o resort paralisou a operação da ETE e realizou novas coletas dos efluentes para garantir que está atendendo aos parâmetros legais”, finaliza.