Redação*
Cerca de 20 famílias tiveram suas casas derrubadas, nesta segunda-feira (29), pela Prefeitura de Maceió. Moradores do terreno localizado na Avenida Jorge Montenegro, no bairro da Santa Amélia, faziam usucapião do local e, mesmo com uma decisão judicial a seu favor, tiveram suas casas destruídas na tarde de ontem.
De acordo com residentes, a Prefeitura chegou com máquinas e sem nenhum documento que justificasse a ação.
“A Prefeitura simplesmente chegou aqui, viram pessoas leigas e humildes, que não são dotadas de conhecimento com relação a parte jurídica, e foram demolindo as casas. Não apresentaram nenhuma documentação, nenhum mandado, inclusive passando por uma ordem judicial do desembargador que determinou a permanência das famílias aqui até o final do processo”, explicou Edson Bulhões, um dos moradores.
Segundo Edson, existem muitas provas no processo que mostram que as famílias habitam o local há mais de 15 anos.
“Estamos aqui há mais de quinze anos. Tudo foi colocado em um processo com provas de que essas famílias estão aqui há todo esse tempo. Temos testemunhas e até recibo de energia. Mas a Prefeitura veio hoje e acabou com tudo aqui. Com as máquinas, tiraram a força as pessoas das suas casas, entendeu?”, disse.
Confira a ordem judicial sobre o usucapião
29º Vara Cível da Capital-Conflitos Agrários, Possessórias e Imissão na Posse.pdf
Edson disse que o terreno era privado e de posse do Bando Bradesco, mas a Prefeitura afirmou que o local pertencia ao poder público.
Comprovação de posse do Bradesco
“Eles vieram sem nem saber de quem era o terreno, sem saber de nada”, completou.
Os moradores também irão entrar com uma ação contra a Equatorial devido ao corte de energia de uma das casas, mesmo com as contas devidamente pagas.