Redação*
O novo salário mínimo de R$1.412 começa a ser pago a partir desta quinta-feira (1º). Embora o reajuste esteja em vigor desde o primeiro dia deste ano, o pagamento é referente aos dias trabalhados no mês de janeiro.
O valor representa uma alta mínima de R$92, correspondendo à inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado nos 12 meses terminados em novembro.
O salário mínimo vale para todos os trabalhadores, tanto da iniciativa pública quanto privada e em todos os lugares do Brasil. Para quem trabalha uma jornada menor, vale o valor dividido por hora trabalhada.
A mudança do valor também impacta o setor público. Aposentados que ganham o salário mínimo via INSS, além de beneficiários de programas como o BPC e funcionários públicos que ganham o mínimo também têm o valor reajustado de acordo com a lei.
Os estados podem ter salários mínimos locais e pisos salariais por categoria maiores do que o valor fixado pelo governo federal, desde que não sejam inferiores ao valor do piso nacional.
/Com informações do EXAME