Redação
Neste ano de 2024 já foram confirmados 2.334 casos e 10 óbitos por Covid-19 em território alagoano, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) até esta sexta-feira (16).
Ao todo, ou seja, desde 2020, quando começou a pandemia, o coronavírus vitimou 7.331 pacientes em Alagoas, além de 346.421 casos sem morte confirmados da doença.
A cobertura vacinal monovalente é de 8,8% para as quatro doses, 39,9% de três doses e 78,5% de duas doses. Com isso, a Sesau voltou a orientar a população para que complete o esquema vacinal contra a Covid.
Atualmente, a recomendação é de uma dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidos acima de 12 anos de idade, os que fazem parte dos grupos prioritários, que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.
As crianças também estão contempladas no esquema vacinal contra a Covid-19 e devem ser imunizadas a partir de seis meses a menores de 5 anos.
A enfermeira da área técnica de normatizações do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Amélia Albuquerque, destaca que a vacinação contra a Covid-19 é o principal meio de proteção contra a doença e os imunizantes estão disponíveis nos 102 municípios alagoanos.
“É importante que todos atualizem o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária. As vacinas disponíveis pelo SUS [Sistema Único de Saúde] são eficazes contra as variantes que circulam no país, prevenindo sintomas graves, hospitalizações e mortes. Por isso, procure um posto de vacinação mais próximo de sua residência ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade para se informar”, enfatizou.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou que é necessário que a população se atente para concluir a imunização antes do início da quadra chuvosa.
“É preciso que a população alagoana tenha a consciência de se imunizar contra a Covid-19, para que não tenhamos agravamentos e aumento de casos durante as chuvas de abril a agosto. É necessário que todos se vacinem antes de iniciar a quadra chuvosa, pois as vacinas levam, no mínimo, 15 dias para fazer a soroconversão no organismo, o que confere proteção, ou seja, a produção de anticorpos contra a Covid-19”, disse.
*com info Ascom Sesau