*Redação
Na próxima terça-feira (26), acontecerá um ato público na porta da Câmara Municipal de Tanque D’arca. A manifestação, que está marcada para ocorrer às 7h30, tem o objetivo de cobrar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o escândalo da água suja na cidade.
Tanque D’arca não conta com estação de tratamento e, segundo o Instituto do Meio Ambiente, a água do município, utilizada pela população, é imprópria para o consumo. A Associação Comunitária Água Viva entrou com uma ação na Justiça a fim de cobrar melhorias à Companhia Verde Alagoas, responsável pela distribuição de água no local.
Na semana passada, o vereador José Rubem protocolou, junto à João Vasconcelos, presidente da Câmara, um pedido para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue as denúncias de corrupção contra a gestão do prefeito Will Valença e do vice-prefeito Juvenil Lopes de Oliveira, o Didi.
Em junho de 2022, um documento encaminhado a João Vasconcelos apontou repasse de R$ 580 mil para a Casa Legislativa sem as devidas explicações.
Diárias falsas e um contrato milionário com a empresa Moderniza, de mais de R$ 9 milhões de reais, são outros pontos que os parlamentares pretendem investigar. O caso também deve parar no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE). A população de Tanque D’arca segue revoltada com a falta de compromisso dos gestores em resolver a problemática.