Leonardo Ferreira
Favorito à reeleição e com possibilidade considerável de vencer ainda no primeiro turno, o prefeito de Maceió, JHC, líder estadual do Partido Liberal (PL), já tem pré-candidatos apoiados por ele em quatro dos cinco maiores municípios do interior alagoano.
Com o intuito de ampliar a força do PL em Alagoas e criar uma base para a disputa ao governo de Alagoas em 2026, JHC anunciou alianças em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Marechal Deodoro e União dos Palmares durante as últimas semanas.
Entre os municípios mais populosos, a única exceção é Rio Largo, onde o grupo do prefeito Gilberto Gonçalves, o GG, é do PP, do deputado Arthur Lira, também padrinho de JHC. Ou seja, o prefeito de Maceió não deve meter a colher por lá.
Em Arapiraca, a maior cidade do interior, com 234 mil habitantes, JHC anunciou Fabiana Pessoa como pré-candidata ao Executivo. Ela foi prefeita de Arapiraca após a morte de Rogério Teófilo, em 2020. A missão não é fácil, pois assim como JHC em Maceió, Luciano Barbosa (MDB) é amplo favorito.
Já em Palmeira dos Índios, a médica e ex-vice-prefeita Verônica Medeiros foi confirmada para liderar o PL em âmbito municipal. Ela expressou vontade de disputar o Executivo, mas depende de outros fatores. Em 2016, ficou na segunda posição, com quase 27% dos votos na disputa contra a atual gestão.
Seguindo em Palmeira, seria a terceira via no pleito que deve ter Tia Júlia, a candidata do atual prefeito Júlio Cezar (MDB) para substitui-lo, contra a enfermeira Mosabelle Ribeiro, a qual tem o suporte de Angela Garrote (PP).
Em Marechal Deodoro, o nome escolhido foi o do ex-prefeito Cristiano Matheus, que deseja voltar à cadeira do Executivo e contava com o apoio do MDB. No entanto, o partido seguiu a linha de preferir o vereador André Bocão, escolhido pelo prefeito Cláudio Filho, o Cacau, para sua sucessão.
Por isso, Cristiano viu em JHC e vice-versa a oportunidade perfeita de ambos saírem vencendo. Essa disputa ainda tem outro envolvido: Júnior Dâmaso, que perdeu as últimas duas eleições para Cacau, sendo por 21 votos em 2020 e oito em 2016.
Por fim e mais recente, JHC confirmou a parceria com o vereador e pré-candidato à prefeitura de União dos Palmares, Bruno Lopes. A cidade de 59 mil habitantes é a maior da região e distante só 40 quilômetros de Ibateguara, terra natal de João e Eudócia Caldas, pais do prefeito maceioense.