Redação*
A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) informou que emitiu um ofício cobrando informações e providências sobre os deslizamentos de terra registrados por moradores na região da Mineradora Vale Verde, em Craíbas.
As imagens causaram grande preocupação na população local, que teme o transbordamento da barragem de rejeitos da mineradora, o que poderia trazer riscos aos moradores e prejudicar o meio ambiente na região do Agreste.
No ofício, a defensora pública Bruna Cavalcante Pais solicita que a mineradora informe, em um prazo de 72 horas, que tipo de material compõe a “montanha” que aparece nas imagens dos deslizamentos.
Além disso, se a situação pode representar riscos para a população e se existe a possibilidade de dano ambiental causado pelo contato desse material com as águas da barragem.
A Defensoria ainda requer informações sobre as medidas adotadas pela empresa para prevenir novos deslizamentos. A Defesa Civil do Estado também foi oficiada para realizar, em um prazo de cinco dias, uma visita técnica ao local para a elaboração de um laudo técnico avaliando a situação da área.
*com Assessoria