Durante esta semana, o Procon Maceió realizou uma operação de fiscalização nas agências bancárias da capital para verificar o cumprimento de leis, como as que tratam do tempo de espera na fila e do atendimento prioritário.
A operação iniciou no último dia 27 de maio e, desde então, dos oito bancos visitados, dois foram notificados para adequação quanto à triagem com senhas eletrônicas, contando o horário, a data e a permissão para o livre acesso ao interior das agências pelos consumidores.
A diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderlei, alerta que é de extrema importância que os consumidores auxiliem no trabalho do órgão, realizando denúncias através dos canais de atendimento.
“Os consumidores devem buscar o canal correto para reclamar e registrar sua denúncia. Não adianta apenas reclamar nas filas dos bancos ou em casa, tem que reclamar no órgão de proteção para que as medidas necessárias possam ser tomadas”, enfatiza Cecília.
De acordo com a Lei Municipal nº 5.516 de 2006, o tempo máximo de espera na fila do banco deve ser de até 20 minutos. O tempo de espera sobe para 30 minutos se for véspera ou pós-feriados prolongados e dias de pagamentos dos funcionários públicos.
/Redação com Ascom Procon Maceió