Maria Clara Gomes*
Por meio das redes sociais, o deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) criticou a saúde pública de Maceió, classificando a prefeitura, que é a responsável pela prestação dos serviços, como omissa.
Segundo o parlamentar, mesmo com 19 casos e 5 óbitos por Meningite tipo B em 2024, não se ouviu falar em compra de vacinas contra a doença.
“Quantas crianças precisarão morrer em Maceió para alguém fazer algo?”, questionou Ayres em seu Instagram.
Confira publicação completa:
O Ministério Público Federal (MPF) passou a investigar possíveis falhas nas políticas de saúde pública no Estado, com ênfase em Maceió, onde a maioria dos casos tem sido registrada. Em 2023, o Ministério da Saúde reconheceu o surto de meningite meningocócica na capital de Alagoas.
Em julho, uma criança de 1 ano teve a morte confirmada laboratorialmente por meningite, no Hospital Geral do Estado (HGE), localizado na capital alagoana. De acordo com a assessoria da unidade, o bebê teria dado entrada no hospital com manchas na pele, febre e crise convulsiva, sintomas da doença meningocócica.
Ministério da Saúde fará avaliação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que equipes do Ministério da Saúde virão a Maceió após o aumento de casos de meningite na capital. Segundo a assessoria da secretaria, a visita tem como objetivo avaliar as medidas que podem ser adotadas para conter o avanço da doença, com especial atenção aos casos de meningite B, que afetam principalmente crianças.
/Com supervisão