Isadora Noia*
Começa oficialmente, nesta sexta-feira (16), a campanha para as eleições municipais de 2024. Estão liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. Com o início oficial do período eleitoral, os candidatos à Prefeitura de Maceió já iniciaram seus trabalhos e divulgações, a fim de promoverem suas candidaturas e propostas.
Rafael Brito (MDB) dá início à sua jornada eleitoral nesta sexta com uma série de eventos. O primeiro compromisso do dia foi uma missa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro da Levada, acompanhado por Gaby Ronalsa, sua vice. Pela tarde, fará reuniões com apoiadores. À noite, às 19h, Rafael participa do lançamento da campanha para vereador do advogado Allan Pierre, no Benedito Bentes.
Além disso, no sábado (17), Rafael também participará do lançamento da campanha para vereador do ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, no São Jorge, às 14h. Além de estar presente em um encontro com a juventude, na Jatiúca, às 15h, e em uma caminhada às 18h, pelas ruas de Pajuçara e Ponta da Terra.
De acordo com o Plano de Governo, a campanha de Rafael será centrada no diálogo com a população, com o objetivo de percorrer todos os bairros da capital, ouvir as necessidades dos moradores e apresentar suas propostas para transformar Maceió.
“Vamos visitar todos os bairros, conversar com lideranças, ouvir a população e apresentar nossas propostas para mostrar que podemos transformar a nossa cidade. Maceió será tratada com seriedade, e este é apenas o começo da nossa caminhada rumo à vitória”, afirmou Rafael.
A candidata Lenilda Luna (UP), participará de uma caminhada no Centro da capital alagoana, nesta sexta, às 16h. A concentração do evento será no antigo Produban. Lenilda afirma que é candidata à Prefeitura de Maceió para representar as reivindicações dos movimentos sociais.
“A Prefeitura é a esfera de governo mais próxima da população e queremos fortalecer as políticas públicas de saúde, educação, moradia, mobilidade e meio ambiente, com o fortalecimento de conselhos populares”, declarou Lenilda.
Diferente dos outros candidatos, Lobão (Solidariedade) lançará sua campanha na terça-feira (20), às 8h, com um café da manhã no restaurante Casa de Mainha, no bairro histórico de Jaraguá. Na ocasião, será realizada a apresentação dos candidatos do partido seguida de uma coletiva de imprensa.
Após o encontro, o grupo seguirá para o bairro do Flexal de Baixo. O local faz parte da região onde a extração criminosa de sal-gema pela Braskem obrigou mais de 55 mil moradores a deixarem seus imóveis devido ao processo de afundamento do solo provocado pela mineração durante décadas.
“É preciso cuidar verdadeiramente de Maceió; do nosso povo. Cuidar da cidade por inteiro e não só pela metade, como tem sido costume aqui. Entra prefeito; sai prefeito e a cidade não se desenvolve e os velhos problemas, como a mobilidade urbana só se agravam”, explica Lobão.
A equipe de campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, JHC (PL), foi procurada, porém, até o fechamento da matéria não houve retorno de sua agenda.
/com supervisão