Redação
O senador por Alagoas, Renan Calheiros (MDB), à contramão dos políticos de direita no estado, elogiou as recentes decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo as empresas do bilionário Elon Musk.
Segundo Calheiros, as decisões de Moraes são legais e sobre empresários inescrupulosos que querem estar acima da lei, operando um estado paralelo. “As empresas que aqui operam – de qualquer natureza – são subordinadas às leis nacionais. Desacatos às decisões devem ser punidos”, opinou.
Na argumentação, o senador alagoano cita também uma fala do presidente Lula (PT) acerca de que não é porque tem muito dinheiro que determinadas pessoas podem desrespeitar a legislação brasileira.
No caso, após Elon Musk fechar o escritório do X – antigo Twitter – no Brasil, o ministro do STF determinou a nomeação de um representante da empresa, sob pena de suspender a rede social em território nacional.
Com isso, o empresário chamou a decisão de censura e autoritária, opinião seguida por políticos da direita nacional e de Alagoas, a exemplo dos deputados federais Fábio Costa (PP) e Alfredo Gaspar (União). Do outro lado, da esquerda, como Renan, a conduta de Moraes é elogiada, por sua vez.