Seguindo as ações de fiscalização de combate ao furto de energia elétrica, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), por meio do 12º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Equatorial Alagoas, desencadeou a operação “Teimosinho” que constatou diversas irregularidades em uma empresa do ramo de reciclagem localizada na Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
Segundo informações repassadas pela equipe técnica de inspeção da Distribuidora, a unidade já havia sido autuada anteriormente e na última ação foi verificado no local a existência de uma ligação irregular feita à revelia, ou seja, sem qualquer pedido de ligação junto à Distribuidora.
Além disso, também foram constatadas outras irregularidades, como a utilização da energia elétrica de outra unidade consumidora e a constatação de um imã atrás da caixa de medição, dispositivo utilizado para impedir o registro correto da energia consumida pelo estabelecimento de reciclagem.
A unidade teve seu fornecimento suspenso com a retirada das irregularidades identificadas e foi aberto Boletim de Ocorrência. Ainda de acordo com um levantamento feito pela equipe técnica da concessionária, o volume de energia recuperada é suficiente para abastecer 600 residências comuns por mês.
Penalidades e onde denunciar
A Equatorial Alagoas ressalta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro.
Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.
Para colaborar com a inibição do furto de energia, a Equatorial orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual a identidade de quem realiza a queixa é mantida em total anonimato.
Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso.
As denúncias de suspeitas de irregularidades também podem ser feitas pela Central de Atendimento da Equatorial pelo 0800 082 0196.
/Assessoria