APolícia Civil de Alagoas vai colocar em prática seu plano de segurança para as eleições municipais de 2024 a partir das 18h deste sábado (5). A operação conta com 103 delegados, 650 agentes e 120 escrivães, reforçando o efetivo tanto na capital quanto no interior do Estado.
As outras unidades da Polícia Civil seguirão funcionando normalmente durante o período eleitoral, como a Delegacia Virtual, que continuará disponível para registro de Boletins de Ocorrência online.
De acordo com o delegado-geral Gustavo Xavier, responsável pela coordenação do plano, o efetivo garante a presença de equipes completas em todas as cidades alagoanas. A operação funcionará em esquema de plantão a partir do sábado à noite e se estenderá até o final da eleição, às 18h de domingo (6).
Gustavo Xavier também informou que todos os policiais escalados já receberam suas diárias, e que no interior os trabalhos serão coordenados pelos diretores regionais, com acompanhamento de corregedores.
Na região metropolitana de Maceió, o mesmo sistema será adotado para assegurar tranquilidade à população. Em Maceió, a Central de Flagrantes vai operar 24 horas, assim como a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o Núcleo de Atendimento à Mulher 24 horas e a Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol).
Outras unidades, como a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/Tigre) e a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), também estarão de prontidão.
A frota de veículos da instituição foi reforçada com carros de outros órgãos do Estado, garantindo que os policiais tenham viaturas suficientes para se deslocarem até os locais onde foram designados.
Durante a eleição, a Polícia Civil terá a função de apoiar a Polícia Federal na atuação em crimes eleitorais, além de registrar ocorrências e autuar em flagrante quem cometer crimes comuns ou eleitorais, seguindo os procedimentos legais necessários.
/Assessoria