12 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
12 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Ufal ofertará três novos cursos de pós-graduação a partir de 2025

29 de outubro de 2024
0
Ufal ofertará três novos cursos de pós-graduação a partir de 2025

Divulgação

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou as submissões de três novos cursos de pós-graduação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A partir de 2025, a instituição ofertará mestrados acadêmicos nas áreas de Comunicação Social, Materiais e Odontologia. Os editais dos processos seletivos estão em fase de construção e, em breve, serão disponibilizados pelos respectivos programas.

A deliberação sobre as Propostas de Cursos Novos (PCN) ocorreu durante a 232ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior da Capes, que também discutiu outros temas como o Plano Nacional de Pós-graduação para o quadriênio 2025-2028 e o histórico da situação dos discentes no período compreendido entre 2010 e 2023. Com os pareceres positivos, as propostas devem ser homologadas em um prazo de até 90 dias.

Walter Matias, coordenador de Pós-graduação da Ufal, comemorou a conquista. “É uma excelente notícia. Os três novos mestrados se constituirão como novas oportunidades de formação e vão contribuir com as ações de pesquisa desenvolvidas pela Ufal. Nesse sentido, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação tem sido fundamental para consolidar a excelência acadêmica em todas as nossas ações, bem como a nossa instituição como um centro de produção de conhecimento”, afirmou.

Docentes que participaram das comissões responsáveis pelas propostas também comentaram a aprovação. Para Isabel Porto, que coordenará o Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO), o mestrado na área vai democratizar o acesso à formação continuada e fomentará a assistência à saúde bucal em Alagoas.

“O Programa de Pós-graduação em Odontologia (PPGO) vem solucionar demandas históricas reprimidas. Os egressos precisavam mudar para outros estados, visando a completude de sua formação em Odontologia, o que limitava uma parcela dos recém-graduados, devido, especialmente, a restrições financeiras.  Além disso, esse acesso, público e gratuito, eleva o desempenho educacional dos profissionais titulados em Alagoas, o que implicará em melhorias nos âmbitos econômico, social e de assistência em saúde para o Estado”, avaliou.

O mestrado em Comunicação Social também surge como uma possibilidade de diminuir as desigualdades regionais, uma vez que o estado de Alagoas era o único da região Nordeste que não possuía um programa de pós-graduação na área, como ressalta a professora Laura Pimenta, do curso de Relações Públicas.

“A repercussão positiva em torno da criação do programa é enorme. É uma oportunidade para quem não pode se deslocar para outros lugares e, além disso, os egressos do mestrado poderão ser os novos professores do próprio COS no futuro. A longo prazo, com a qualificação do programa, quem sabe a gente consiga abrir um doutorado e continuar esse processo de construção de conhecimento, de pesquisa e pensamento crítico”, prospectou.

O mestrado em Materiais, por sua vez, teve uma trajetória atípica, uma vez que faz parte de um programa de pós-graduação aberto em 2010 e que já possui um curso de doutorado, criado em 2010 para suprir as demandas de egressos formados em áreas de atuação correlatas a de Materiais, como Farmácia, Engenharia Química e Engenharia Civil.

“Ao longo dos 13 anos de funcionamento do Programa de Pós-graduação em Materiais (PPGMateriais), outros programas passaram a contar com os seus respectivos cursos de doutorado. Diante deste cenário, tornou-se urgente a criação do curso de mestrado no sentido de suprir a demanda de formação de recursos humanos na área”, comentou Adriana Ribeiro, coordenadora do Programa.

A pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Iraildes Assunção, afirmou que a aprovação de novos cursos é um indicativo do trabalho de expansão e fortalecimento da Ufal.

“Nos últimos anos, nossos PPGs aumentaram de conceito e novos foram aprovados. Isso significa que estamos em um processo de crescimento contínuo, melhorando a qualidade do ensino e da pesquisa, a consolidação da excelência acadêmica e o fortalecimento da Ufal. Não podemos esquecer que a aprovação de novos cursos de pós-graduação significa que teremos a formação de recursos humanos altamente qualificados nas diferentes áreas de conhecimento, impactando diretamente no desenvolvimento econômico e social do estado de Alagoas”, concluiu.

Colaboração e empenho

A aprovação é fruto de trabalhos colaborativos que vêm sendo estruturados e desenvolvidos pelas comissões. A construção do parecer favorável demandou a elaboração de estratégias para aumentar a produção acadêmica dos pesquisadores, o fortalecimento dos grupos de pesquisa e a captação de recursos. Baseados nas experiências anteriores, os programas de Comunicação Social e Odontologia buscaram reorganizar os departamentos como forma de atender aos requisitos da Capes.

“O mestrado é um sonho antigo. Os bacharelados em Comunicação Social foram criados em 1978 e ofereceram alguns cursos de especialização (lato sensu) na área ao longo das últimas duas décadas, direcionados para o mercado profissional. Mas sem um PPGCOM, muitos egressos precisaram sair do Estado para realizarem uma formação continuada na área. Foi o meu caso, que fiz mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e depois retornei para a Ufal após ser aprovada em concurso público”, explicou Emanuelle Rodrigues, coordenadora do curso de Relações Públicas.

“Esse foi um desejo há muito tempo cultivado na Foufal. Embora propostas de Programa de Pós-Graduação na área de Odontologia tenham sido submetidas à apreciação pela Capes, em 2008 e 2017, infelizmente não lograram êxito por motivos diversos. Mas o propósito não esmoreceu. Em fevereiro de 2018, iniciaram-se as discussões para a elaboração da atual proposta. O grupo de professores envolvidos continuou trabalhando em conjunto, mesmo durante a pandemia”, afirmou Isabel Porto.

Nesse momento, o Ctec comemora a aprovação dois APCN, que são frutos do trabalho coletivo da nossa comunidade. O PPG Recursos Hídricos e Saneamento inicia o doutorado em 2025. O PPG Materiais, por sua vez, investe na criação do curso de mestrado, como uma forma de ampliar sua atuação e criar as bases para o fortalecimento contínuo do Programa almejando alcance de notas progressivamente maiores nas avaliações. Nosso entendimento é que o fortalecimento dos 4 Programas de Pós-Graduação do CTEC, alcançando notas progressivamente maiores, aumenta a visibilidade da Universidade e promove maior integração com a sociedade”, avaliou Vladimir Caramori, diretor do Ctec.

Saiba mais

O Programa de Pós-graduação em Odontologia pretende lançar o edital de seleção ainda este ano. No total, serão ofertadas 12 vagas. O início das aulas está previsto para março ou abril de 2025. As atividades didáticas do mestrado proposto serão presenciais ou à distância, acontecendo nos turnos da manhã e tarde, de acordo com a oferta das disciplinas.

As atividades à distância favorecem a participação de docentes do exterior ou de outras IES e atividades compartilhadas com outros programas de pós-graduação. Já os editais dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e em Materiais estão em fase de construção e devem ser lançados até o início de 2025.

/Assessoria

Você também pode gostar desses conteúdos

Aos 98 anos, morre Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas
Geral

Aos 98 anos, morre Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas

por Redação
11 de julho de 2025
Alagoas já tem 32 casos e sete mortes por justiça com as próprias mãos este ano
Geral

Alagoas já registra 31 casos de justiça com as próprias mãos em 2025

por Redação
11 de julho de 2025
Famílias em situação de rua deixam Praça Sinimbu e são acolhidas em abrigo
Geral

Famílias em situação de rua deixam Praça Sinimbu e são acolhidas em abrigo

por Redação
11 de julho de 2025
Homem condenado por estupro em 2011 é preso em Maceió
Geral

Foragido por homicídio em Alagoas é preso no Mato Grosso

por Redação
11 de julho de 2025
Jovem de 21 anos é assassinada no Clima Bom, em Maceió
Geral

Jovem de 21 anos é assassinada no Clima Bom, em Maceió

por Redação
11 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Criança é atropelada por cavalo enquanto brincava na praia de Pajuçara

Criança é atropelada por cavalo enquanto brincava na praia de Pajuçara

Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

10 de julho de 2025
Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas

Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas

10 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Lula critica jornada 6×1 e defende escala de trabalho “mais flexível”

11 de julho de 2025
Esporte

Chefe de árbitros da Fifa vê sucesso em câmera corporal: “Superou expectativa”

11 de julho de 2025
Geral

Aos 98 anos, morre Coronel Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas

11 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.