Redação
Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Maceió esclareceu que 500 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida no bairro Santa Amélia, na parte alta da cidade, serão destinados às famílias das vítimas do afundamento do solo, e não para a mineradora Braskem.
Esta semana, circula um vídeo do secretário municipal de Habitação, Lucas Callado, em reunião com moradores, em que ele fala sobre os imóveis serem doados à Braskem. No entanto, foi um erro de comunicação, pois as unidades serão para as vítimas do desastre, e não para posse da Braskem.
“A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab) informa que as unidades habitacionais em questão serão destinadas às vítimas do afundamento de solo, em conformidade com o acordo firmado entre o Município de Maceió, o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Estado de Alagoas, a Defensoria Pública da União e a Braskem”, informou a prefeitura.
Segundo a prefeitura, os apartamentos destinados às famílias são dos empreendimentos Pedro Teixeira I, Pedro Teixeira II e Diana Simon, que juntos somam 1.180 unidades. As famílias beneficiadas seguem rigorosamente os critérios estabelecidos pelo programa do Governo Federal e estão sendo acompanhadas pelo Fundo de Amparo ao Morador (FAM), constituído especificamente para prestar assistência e garantir melhorias às comunidades afetadas.
“A Prefeitura de Maceió alerta que não existem intermediários para a realização de cadastros habitacionais, bem como não é necessário pagar para se inscrever nos programas do Município. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional fica localizada na Avenida Deputado Humberto Mendes, 160, Jaraguá. O telefone de contato é o (82) 98704-2267”, completa o texto.
Unidades
Os apartamentos contam com cinco cômodos, sendo: sala, banheiro, cozinha/área de serviço e dois quartos. Em Maceió, desde o ano de 2021, ter a casa própria deixou de ser um sonho e se tornou realidade para mais de 5 mil famílias.
Os primeiros apartamentos sorteados foram os do Vale Bentes II (500 unidades), em 2021. De lá para cá, também foram entregues Alamedas (1.920 unidades), Parque da Lagoa (1.474 unidades), Mário Peixoto I (192 unidades), Mário Peixoto II (192 unidades), Oiticica I (500 unidades) e Oiticica II (500 unidades).