Vinícius Calheiros
Durante a manhã desta terça-feira (25), funcionários e moradores foram surpreendidos com um forte cheiro de amônia que tomou conta de grande parte da Rua Sá e Albuquerque, no bairro do Jaraguá, em Maceió.
O odor ocorreu devido ao vazamento em uma fábrica de gelo. Segundo o Corpo de Bombeiros, durante a manutenção de uma máquina, uma válvula quebrou e, devido ao forte cheiro, o funcionário não conseguiu concluir o serviço, o que levou ao vazamento de gás.
Testemunhas relataram que este é o segundo vazamento ocorrido em menos de um mês na região e cobram mais efetividade na resolução do problema.
Próximo ao local, estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas visitavam o Acervo Geral do Estado, localizado ao lado da fábrica, e perceberam o odor ficando cada vez mais forte com o passar do tempo.
“Nós estávamos no arquivo público para fazer uma pesquisa, quando meu amigo reclamou de um cheiro estranho. Eu não senti o cheiro de imediato por ter sequelas do COVID, mas foi muito rápido”, relatou a estudante Alice Machado.
O grupo e outras pessoas tiveram que deixar o local às pressas devido ao odor de amônia e relataram dores de cabeça, leve tontura e ardência nos olhos. Apesar disso, ninguém se feriu gravemente.
“Era difícil não tampar o nariz e os olhos. Foi só depois que a gente saiu de lá que consegui processar realmente o que estava sentindo. Minha cabeça estava doendo muito, e, vez ou outra, meu nariz ardia. Até agora, minha cabeça e meu nariz ainda doem”, finalizou Alice.
Apesar do susto, os bombeiros conseguiram controlar o vazamento com precisão e constataram que não houve vítimas graves no caso.
/Estagiário sob supervisão