O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que todos os arquivos secretos sobre o assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, em 1963, se tornarão públicos na terça-feira (18).
“Amanhã [terça] anunciaremos e entregaremos todos os arquivos de Kennedy”, disse Trump durante conversa com repórteres nesta segunda-feira (17).
Segundo o presidente norte-americano, a expectativa é de que aproximadamente 80 mil páginas sobre o assassinato de JFK sejam liberadas.
Por décadas, a morte do ex-presidente democrata foi alvo de teorias da conspiração. Em seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump chegou a prometer liberar os documentos secretos que podiam trazer a tona novas revelações sobre o caso.
Apesar de alguns arquivos virem a público na época, ele cedeu a pressão de da CIA e FBI para manter alguns deles em sigilo.
Uma das teorias é alimentada pelo sobrinho de JFK e atual secretário de Saúde de Trump, Robert F. Kennedy Jr. Ele acredita que o ex-fuzileiro naval responsabilizado pelo assassinato, Lee Harvey Oswald, não agiu sozinho.
/Metrópoles