Os números de insatisfação com o atual governo Lula nunca foram tão altos: é o que aponta a nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta nesta quarta-feira, 2. A desaprovação chegou em 56% dos eleitores, sendo o pior percentual desde o início do mandato.
A Quaest mostra que, na região Nordeste, os que aprovam o governo Lula são 52%, ante 46% dos que desaprovam. Essa é a primeira vez que a aprovação e a desaprovação aparecem tecnicamente empatadas desde o início do terceiro mandato de Lula.
No Sudeste, a desaprovação do governo Lula está em 60% (eram 53% em janeiro), enquanto a aprovação é de 37% (eram 42%). A margem de erro é de 3 pontos para mais ou menos.
Entre os entrevistados da região Sul, 64% desaprovam o governo petista (eram 59% na pesquisa anterior), enquanto a aprovação é de 35% (eram 39%). A margem de erro é de 6 pontos para mais ou menos.
As regiões Centro-Oeste e Norte, apuradas em conjunto, apresentam leve oscilação tanto na desaprovação, que ficou em 52% (eram 49%), quanto na aprovação, que é de 44% (eram 48%). A margem de erro é de 8 pontos para mais ou menos.
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.
Veja os números:
- Aprova: 41% (eram 47% em janeiro);
- Desaprova: 56% (eram 49%);
- Não sabe/não respondeu: 3% (eram 4%).
/Agências