Redação*
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), emitiu um alerta de chuvas nesta quinta-feira (29) para as regiões do Litoral, Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.
De acordo com o alerta, existe a possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada, com previsão de que se estenda até, pelos menos está sexta-feira (30).
Segundo a Semarh, o tempo instável está sendo provocado pela atuação de um cavado, sistema de baixa pressão nos baixos níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico, próximo a faixa leste do Nordeste. Esse fenômeno favorece a formação de nuvens carregadas que podem resultar em acumulados significativos de chuva nas próximas 48 horas.
A SPDEN alerta para o risco de acumulados significativos de chuva nas próximas 48 horas, em especial em áreas urbanas com deficiência de drenagem e por isso, pode causar alagamentos. Além disso, há risco de deslizamentos de terra em encostas, se o volume de chuva se manter elevado.
O órgão aponta que a previsão para as demais regiões de Alagoas também pode ser de chuvas, mas em menor intensidade, e sem riscos.
O estado segue em monitoramento constante das condições climáticas e novos comunicados poderão ser emitidos a qualquer momento, caso haja intensificação do cenário. Se necessário, alertas meteorológicos e hidrometeorológicos serão divulgados.
A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193 em caso de ocorrências relacionadas às chuvas.
/com Agências