Redação*
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, durante esta semana, a criação da Comissão Externa para a realização de uma visita técnica ao município de Craíbas, no Agreste, com o objetivo de avaliar as atividades da Mineração Vale Verde, responsável pelo Projeto Serrote.
O requerimento foi de autoria do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT). “A mineradora não tem nenhuma preocupação com o meio ambiente. Essa empresa está sendo extremamente irresponsável, e os órgãos públicos de Alagoas devem adotar providências”, afirmou o parlamentar.
“Saiu um laudo mostrando que algumas rachaduras em casas do município são resultado da atuação da mineradora em Craíbas. Há um documento produzido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Alagoas, que revela não apenas essa informação sobre as rachaduras, mas também o aumento de doenças que vêm ocorrendo na região”, ressalta Ronaldo Medeiros.
A Comissão será composta por pelo menos cinco parlamentares e terá a missão de verificar as condições de operação da mineradora, apurar possíveis impactos socioeconômicos, ambientais e trabalhistas, além de avaliar as contrapartidas oferecidas à população local.
Durante a visita, os deputados também deverão ouvir representantes da empresa, trabalhadores, comunidades do entorno e autoridades municipais. A data da visita técnica ainda será definida.
“Vou marcar ainda uma reunião com representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e da Defesa Civil, para solicitar que esses órgãos exijam que a mineradora adote as medidas necessárias para amparar os moradores e invista em equipamentos e tecnologias que não coloquem vidas em risco no futuro”, concluiu Medeiros.
“A poluição lá é tão alta que afeta até a fertilidade dos animais. A empresa precisa buscar meios de não prejudicar ainda mais os moradores da região” – Medeiros
/com Ascom ALE