O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, está entre os cinco aeroportos do Nordeste que apresentaram recordes de movimentação de passageiros entre janeiro e agosto deste ano. Além disso, registrou o segundo maior número de passageiros no país no período pesquisado, que foi de 1,8 milhão de pessoas. A informação é do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).
Os dados apontam em primeiro lugar em número de movimentação o aeroporto de Recife (6,3 milhões), seguido por Maceió (1,8 milhão), Porto Seguro (1,6 milhão), São Luís (1,1 milhão) e João Pessoa (1,1 milhão). O feito marca um salto inédito na aviação brasileira e mostra que o crescimento da região Nordeste vai além dos tradicionais hubs de Salvador, Fortaleza e Recife. Destaques como João Pessoa, com alta acumulada de 20% no ano e 22% apenas em agosto, e São Luís, com expansão de 18% no mês, consolidam a descentralização da malha aérea.
Segundo o ministério, em todo Nordeste, foram 3,46 milhões de passageiros em agosto, contra 3,24 milhões no mesmo período de 2024, um crescimento de 6,9%. No acumulado de janeiro a agosto, a alta é de 4,93%, reforçando o papel estratégico da região na economia e no turismo brasileiros. Os dados foram retirados do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo o secretário Nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, a expansão resulta de uma estratégia integrada entre governos e setor privado, com investimentos em infraestrutura, modernização de terminais e ampliação da malha aérea. Longo destacou ainda que a região Nordeste tem uma vocação turística natural, fortalecida pela pujança do turismo nacional nos últimos anos.
“Nosso foco tem sido reforçar essa vocação, ampliando a conectividade, pulverizando a malha operada pelas companhias aéreas e viabilizando o atendimento de novas localidades. Ao mesmo tempo, trabalhamos para a internacionalização dos aeroportos e a abertura de novas rotas internacionais, consolidando o papel do Nordeste como porta de entrada e saída do Brasil”, afirmou.
O secretário entende que o avanço é puxado por duas frentes complementares: o turismo, que segue impulsionando destinos litorâneos como Maceió e Porto Seguro; e cidades como Fortaleza, Salvador e Recife que se consolidam como polos de negócios e hubs de voos internacionais. Os cinco aeroportos recordistas já somaram mais de 11 milhões de passageiros em oito meses.