Redação
A taxa de desemprego em Maceió recuou no segundo trimestre de 2025, passando de 7,9% para 7,3%, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE. O levantamento mostra que a capital registrou um aumento de 9 mil pessoas ocupadas em relação ao primeiro trimestre, totalizando 462 mil trabalhadores. As informações são da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.
O desempenho tem relação direta com o fortalecimento do setor de serviços, especialmente o Turismo, que continua elevando Maceió ao patamar de destaque no cenário nacional. Eventos, investimentos públicos e a consolidação da cidade como destino turístico influenciam diretamente na geração de empregos. Para Marcus Batalha, presidente da Abrasel em Alagoas, o crescimento é perceptível.
“Maceió é hoje um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e a gastronomia tem um papel fundamental. Os bares e restaurantes da cidade complementam a experiência do visitante, oferecendo sabores que são verdadeiros cartões-postais da nossa cultura. Esse movimento fortalece a economia, gera milhares de empregos e garante renda para muitas famílias”, afirmou.
A Prefeitura também aponta que o avanço no mercado de trabalho vem sendo impulsionado por programas como Emprega Maceió, Emprega Delas e Emprega 40+, que juntos já criaram mais de mil oportunidades de emprego. As iniciativas atendem desde jovens em busca da primeira vaga até profissionais acima dos 40 anos, que encontraram no programa uma forma de retornar ao mercado.
Outro destaque é o Acessuas Trabalho, que atende pessoas de 14 a 64 anos em situação de vulnerabilidade social e encaminha para cursos profissionalizantes. Após cerca de um ano de implementação, o programa já beneficiou 917 moradores com oficinas que vão desde desenvolvimento pessoal e comunicação até direitos trabalhistas e empregabilidade. Entre as áreas ofertadas estão auxiliar administrativo, eletricista, mecânico de moto, costura sob medida e panificação.
No atendimento ao trabalhador, o Sine Maceió passou a utilizar o novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego, permitindo que consultas de vagas, candidaturas e a emissão da carta de encaminhamento sejam feitas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
O cadastro inicial ainda precisa ser feito presencialmente na unidade, mas depois disso os serviços ficam totalmente disponíveis no formato digital. A integração, segundo a Semtes, busca tornar o acesso ao emprego mais simples, ágil e alinhado às demandas da população maceioense.















