O que era pra ser um momento de celebração, transformou-se em frustração na manhã desta quinta-feira (11), durante sessão na Câmara Municipal de Maceió. Servidores de vários segmentos de órgãos públicos estiveram presentes para acompanhar a leitura das mensagens de projetos de leis tão esperados pelas categorias, porém sem sucesso.
De acordo com o movimento unificado representado pelos diretores do Sindicato dos Servidores da Prefeitura (Sindspref), Sindicato dos Guardas Municipais, (Sindguarda) e Sindicato dos Agentes de Trânsito Municipais do Estado de Alagoas (Sindatran-AL), são projetos de leis que deveriam ter entrado na pauta de hoje e foram deixados de lado por orientação do Poder Executivo Municipal, justamente quem encaminhou os projetos para serem colocados em pauta e aprovados em caráter de urgência.
“São projetos de leis os quais já tinham feito todos os impactos, perfeitamente ajustados com o Executivo e que trarão maior reconhecimento às categorias de fiscais de posturas, fiscais de obras, agentes de trânsito e fiscais de transporte, além de servidores da Secretaria de gestão e Administração e guardas municipais”, conta o presidente do Sindspref, Sidney Lopes.
Clima tenso e risco de paralisação
Após horas de espera por um desfecho em frente à Câmara Municipal, o movimento unificado dos servidores municipais esteve reunido no local e decidiu aguardar, a pedido dos vereadores, até a próxima quarta-feira, 17, para uma nova tentativa de tramitação dos demais projetos de leis e não descarta a possibilidade de paralisação..
Hoje, em acordo com os sindicatos, foram aprovados o projeto de lei de reajuste salarial de 6% parcelados e um projeto ligado ao serviço voluntário remunerado dos fiscais de transporte e outro dos servidores da educação municipal.
Perto do início de uma das maiores festas populares da região litorânea do Brasil, o São João Massayó 2026 corre o risco de não contar com as categorias do movimento unificado devido à grande possibilidade de paralisação dos serviços, o que pode afetar diretamente na segurança viária e na ordem pública do evento, a partir do dia 22 de junho.
“O que vimos hoje foi um balde de água fria. Os servidores municipais tiveram as suas expectativas frustradas, pois a aprovação desses projetos de leis traz maior segurança jurídica na execução do serviço diário e mais dignidade na frente de trabalho de fiscalização e segurança”, alerta Sidney Lopes.
/Assessoria














