Banner-728x90px-Alagoas-Inteligente_2
1017
28 de agosto de 2026
Folha de Alagoas
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
BannerSiteContrato_SENAI_728x90px (1)
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
28 de agosto de 2026
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Em juri, peritos afirmam que mãe que matou filhos tinha consciência do que fazia

19 de março de 2018
0

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Nesta segunda-feira (19), a 8ª Vara Criminal de Maceió conduz o júri popular de Arlene Régis dos Santos no Fórum da Capital. O juiz John Silas da Silva estima que o julgamento seja concluído hoje de noite. Durante a manhã, foram ouvidas três testemunhas, um psicólogo e um psiquiatra, como peritos. A ré preferiu ficar em silêncio.

Arlene dos Santos é acusada de matar os filhos Antony Pedro Santos Nobre, de 7 anos, e Abelardo Pedro Neto, de 12 anos, em 2009. O Ministério Público afirma que o motivo do crime foi vingança contra o ex-marido, Abelardo Pedro Nobre Júnior, por ter terminado o relacionamento.

O psiquiatra Ronaldo Lopes, que atuou como perito do caso, esclareceu que a ré demonstrou total capacidade de entendimento da reprovabilidade do seu ato, no entanto possuía uma capacidade de autodeterminação reduzida, mas não ausente. O transtorno de personalidade borderline que acomete Arlene, explicou Ronaldo, fica no campo da perturbação mental, não se caracterizando como uma doença mental.

“O portador de transtorno borderline tem tendência a agir sem levar em consideração as consequências de seus atos. Está sujeito a um comportamento explosivo”. Para o psiquiatra, no entanto, “foi um ato realizado com organização, violência, inteligência preservada”.

O psicólogo José Adão Lima atuou em conjunto com o psiquiatra. Afirmou que a ré agiu com “consciência plena” do que fazia. “Foram aplicados testes psicológicos e realizada uma entrevista clínica. Não se encontrou patologia, e sim conflitos intrapsíquicos”. Adão enfatizou que Arlene recordou de todos os detalhes da execução do crime.

O juiz John Silas explicou que um laudo no processo indicou que a ré é semi-imputável, ou seja, não tem capacidade de discernimento totalmente íntegra. “Se for considerada semi-imputável, algumas medidas cautelares deverão ser impostas a ela. Vai depender da quesitação que vamos formular para que os jurados possam dizer se ela é realmente”. Atualmente, a ré está internada em um centro psiquiátrico.

Ex-marido

Abelardo Pedro afirmou que sofreu ameaças de Arlene por meses, que dizia que faria mal a alguém que ele amava, mas não imaginou que ela agrediria os filhos, já que sempre foi uma boa mãe.

O ex-marido relatou que a mulher apresentava instabilidade emocional e se envolveu com a religião Umbanda e a Igreja Universal, quando o relacionamento se deteriorou mais. Ela começou a apresentar manifestações supostamente sobrenaturais, como se estivesse sendo possuída.

Abelardo afirmou que esses episódios aconteciam quase sempre que ele estava presente. Disse ainda que Arlene não reagiu bem ao fato de ele ter se envolvido com outra pessoa. “Cerca de dois anos depois da separação, em 2008, quando ela ficou sabendo que eu estava em um novo relacionamento, ela começou a me perseguir”.

O filho mais velho, hoje com 23 anos, também foi ouvido e descreveu como normais os momentos anteriores ao crime, naquele dia. Contou que a mãe chegou a tentar asfixiá-lo com um pano em volta do pescoço, mas desistiu voluntariamente após ele ter acordado. Na sequência, Arlene confessou que havia matado os seus irmãos.

Acusação e defesa

O promotor Antônio Luís Vilas Boas Souza afirma que o crime foi premeditado. “Ela não padece de doença mental, ela padece de um transtorno psicológico. São coisas completamente diferentes, até porque existe nos autos um laudo psiquiátrico que afirma de forma categórica que ela não era inteiramente incapaz de entender a ilicitude do seu ato. Para vingar-se do marido, resolveu tirar as vidas dos seus filhos”.

O advogado Cristiano Barbosa Moreira frisou que o objetivo da defesa é que Arlene não seja condenada à prisão e continue recebendo tratamento.

“[O Ministério Público afirmava] que ela seria uma psicopata, uma pessoa fria e calculista, que teria premeditado todo esse fatídico evento. Isso não é verdade. Por isso me sensibilizei por essa causa, sem cobrar nada por esse caso, e achava que essa mulher teria uma patologia, tanto o é que foi provado. Trata-se de uma pessoa perturbada psicologicamente, emocionalmente e inclusive espiritualmente. [Vamos] buscar o que ela merece, que é um tratamento e não cadeia”, disse Cristiano.

Redação, com MPE

Você também pode gostar desses conteúdos

Após São João milionário, Maceió ainda não quitou direitos autorais de compositores
Sem categoria

Após São João milionário, Maceió ainda não quitou direitos autorais de compositores

por Redação
27 de agosto de 2026
Como JHC: Célia Rocha também desaparece de atividade com Bolsonaro em Arapiraca
Sem categoria

Como JHC: Célia Rocha também desaparece de atividade com Bolsonaro em Arapiraca

por Redação
27 de agosto de 2026
Confira o funcionamento de feiras e mercados públicos no feriado de Nossa Senhora dos Prazeres
Sem categoria

Confira o funcionamento de feiras e mercados públicos no feriado de Nossa Senhora dos Prazeres

por Redação
27 de agosto de 2026
Prefeitura de Maceió decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (5), aniversário da capital
Sem categoria

Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira (28), após feriado da padroeira de Maceió

por Redação
26 de agosto de 2026
Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão de 16 a 21 de abril
Sem categoria

Justiça em Maceió funciona em regime de plantão nos dias 27 e 28 de agosto

por Redação
26 de agosto de 2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post

Órgãos  identificam irregularidades no aterro sanitário de Maceió 

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Política

PEC do fim da escala 6×1 já conta com relatório favorável na CCJ

27 de agosto de 2026
Política

Renan Filho apresenta propostas e recebe apoio de 33 mil pescadores e marisqueiras

27 de agosto de 2026
Política

Saiba quando será o novo depoimento de Vorcaro após adiamento

27 de agosto de 2026

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.