A chegada de julho trará mais voos para Alagoas. Isso porque as três principais companhias aéreas – Gol, Azul e Latam – retomam parcialmente suas operações no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, ainda nesta primeira semana do mês. Para dar mais segurança e conforto aos passageiros, o equipamento passou por uma ação de desinfecção na última terça-feira (30), promovida pelo Comando Conjunto Nordeste – formado por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
Utilizando equipamentos de proteção individual apropriados para o manuseio de produtos químicos, cerca de 30 militares do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió (DTCEA-MO) – capacitados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) – realizaram os trabalhos de descontaminação das instalações do Aeroporto, com a lavagem e a pulverização dos locais de maior circulação de pessoas.
Com a retomada parcial, nove voos diários compõem a nova malha aérea do estado. Este número significa 35% do contingente de operações que atuava no Estado antes da pandemia, superando a meta estabelecida pelo Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). À frente da pasta, o secretário Rafael Brito conta que essa ação do Exército é essencial para promover a segurança sanitária dos passageiros.
“É providencial esta ação de desinfecção do Exército em nosso Aeroporto. Com mais voos chegando, mais pessoas circularão por lá e por todo o estado. Somado aos esforços do Governo e dos empresários do setor de turismo, dos ramos da hotelaria, bares, restaurantes e receptivos, iremos consolidar Alagoas como um destino seguro. Estamos trabalhando forte e certos de que conseguiremos retomar a atividade turística da forma mais segura e confiável, tanto para o turista, quanto para a população alagoana”, ressalta Rafael Brito.
Segundo o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) de Maceió, as ações de desinfecção seguirão acontecendo com certa regularidade, conforme a duração do período de pandemia do novo coronavírus. O prazo, porém, ainda será definido pela administradora do Aeroporto e as autoridades militares.
Assessoria