21 de agosto de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
21 de agosto de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Alagoas tem o terceiro pior retorno à sociedade sobre arrecadação tributária

27 de novembro de 2023
0
Alagoas tem o terceiro pior retorno à sociedade sobre arrecadação tributária

Foto: Reprodução

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Redação*

Apesar da alta e crescente arrecadação tributária no Brasil, o país segue sendo o que menos retorna os valores em prol da qualidade de vida da sua população. Os dados são da 12ª edição do Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (IRBES), um estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

O cálculo do IRBES é obtido a partir da somatória da carga tributária em relação ao PIB (ponderado com peso de 15% de importância) com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) (ponderado com peso de 85% de importância). Os dados da carga tributária, que é a arrecadação em relação ao PIB, foram obtidos junto à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já os números do IDH vêm do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Ambos são referentes a última atualização disponível, do ano de 2021.

Foto: Reprodução

IRBES por estado brasileiro

Pela primeira vez, o IBPT traz à tona uma análise detalhada sobre o desempenho dos estados brasileiros em relação ao retorno dos tributos à sociedade, com uma compreensão obtida a partir dos dados mais atualizados de arrecadação tributária (CONFAZ), PIB por estado (IBGE) e IDH por federação (Atlas Brasil), todos de 2020. Os resultados revelam uma notável diferença entre as unidades federativas do país.

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, destaca a importância do estudo para avaliar se os recursos arrecadados estão sendo usados de maneira eficaz para melhorar a qualidade de vida da população. Os resultados revelam disparidades significativas entre os estados brasileiros.

No topo do ranking do Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (IRBES) em 2020, encontramos o Distrito Federal, com uma carga tributária de 3,94% sobre o PIB local e um sólido Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,829. Esses números resultam em um impressionante IRBES de 180,93. Em segundo lugar, temos São Paulo, com uma carga tributária de 7,61% e um IDH de 0,823, alcançando um IRBES de 176,20.

No entanto, a situação é diversa em outros estados. O Maranhão, por exemplo, apresentou uma carga tributária de 8,59% e um IDH de 0,699, resultando em um IRBES de 164,54, o que o coloca na 24ª posição do ranking. Isso indica uma relação desafiadora entre a arrecadação de tributos e o desenvolvimento humano na região.

É importante destacar que estados com alta carga tributária nem sempre têm visibilidade em termos de bem-estar social. O Rio de Janeiro, com uma carga tributária de 6,48%, fica na terceira posição do ranking nacional, mas possui um IDH de 0,785, que o coloca em um patamar inferior ao esperado.

Essa diversidade de resultados aponta a complexidade da relação entre a arrecadação de tributos e o benefício percebido pela população. O estudo do IBPT fornece uma visão abrangente das diferenças regionais no Brasil, destacando áreas onde melhorias podem ser feitas para otimizar o uso dos recursos públicos e, consequentemente, o bem-estar da sociedade.

As diferenças no desempenho dos estados brasileiros demonstram a necessidade de políticas públicas mais eficazes e de investimentos direcionados para melhorar a qualidade de vida em todo o país. “Isso também ressalta a importância de uma análise contínua e da busca por soluções que garantam um retorno mais equitativo dos tributos arrecadados em benefício da população em todos os estados brasileiros”, comenta João Eloi Olenike.

Os estados que ocuparam as últimas posições no ranking estadual de retorno dos tributos para o bem-estar da sociedade enfrentam desafios em relação à aplicação eficiente dos recursos arrecadados. O Amazonas, Rondônia, Alagoas, Maranhão e Bahia foram os cinco estados com os piores resultados, de acordo com o Índice de Retorno ao Bem-Estar da Sociedade (IRBES). Esses estados enfrentam questões relacionadas ao desenvolvimento humano, com baixos índices de IDH, o que indica a necessidade de uma gestão tributária mais eficaz para direcionar os recursos para áreas que impactem positivamente a qualidade de vida de suas populações.

João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT, comenta sobre esse cenário: “A posição desses estados nos últimos lugares do ranking reflete a urgência de medidas que promovam uma melhor aplicação dos recursos tributários em benefício da população. É fundamental que essas regiões se empenhem em políticas públicas que promovam o desenvolvimento humano e melhorem as condições de vida de seus habitantes. O desafio está em encontrar maneiras eficazes de direcionar os recursos arrecadados para áreas críticas que impactem a sociedade de maneira positiva.”

/Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT)

Você também pode gostar desses conteúdos

Governo vai comprar perecíveis que iriam para EUA, diz ministro
Economia

Governo vai comprar perecíveis que iriam para EUA, diz ministro

por Redação
21 de agosto de 2025
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Economia

STF decide a favor da União em disputa previdenciária de R$ 131 bi

por Redação
19 de agosto de 2025
Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego esta semana
Economia

Sine Alagoas oferece mais de 2 mil vagas de emprego esta semana

por Redação
18 de agosto de 2025
Taxa de desemprego cai para 7,7%, indica IBGE
Economia

Desemprego cai em Alagoas e em outros 17 estados no segundo trimestre

por Redação
15 de agosto de 2025
Setor de serviços cresce 0,3% em junho e atinge patamar recorde
Economia

Setor de serviços cresce 0,3% em junho e atinge patamar recorde

por Redação
14 de agosto de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Ufal e Uncisal estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

Ufal e Uncisal estão entre as universidades mais empreendedoras do Brasil

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

Católicos de Paripueira discordam de evento com a participação de políticos

7 de agosto de 2025
Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

Vereador acusa Henrique Chicão de usar hospital para se eleger deputado

7 de agosto de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

FPI apreende quase uma tonelada de queijos impróprios em Major Izidoro

21 de agosto de 2025
Sem categoria

Superintendência do Trabalho e entidades iniciam preparação para Conferência Estadual do Trabalho em Alagoas

21 de agosto de 2025
Política

Câmara aprova uso obrigatório de focinheira para cães de grande porte em Maceió

21 de agosto de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.