Redação*
O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está auxiliando no processo de evacuação do Hospital Sanatório. Desde ontem, a equipe do hospital tem acompanhado a situação emergencial resultante do iminente risco de afundamento dos bairros, causado pelo colapso de uma das minas de extração de sal-gema operada pela Braskem.
Na tarde dessa quarta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde solicitou apoio urgente da Ufal. “Ao longo da madrugada, equipes do HU trabalharam incansavelmente na transferência de pacientes do Hospital Sanatório para o Hospital Universitário, garantindo a segurança e o cuidado necessários. Recebemos 16 pacientes, dos 80 que estavam internados”, informou o superintendente do HU, Célio Fernando de Sousa, que coordenou as operações de transição no HU.
O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, reafirmou o compromisso da Universidade com a comunidade alagoana. “Especialmente em situações críticas como esta, a Ufal continuará empenhada em oferecer suporte integral às autoridades de saúde. Estamos trabalhando para absorver parte dos aproximadamente 350 pacientes que realizavam hemodiálise no Hospital Sanatório. Reforçamos nossa solidariedade às famílias afetadas e agradecemos a colaboração de todos os profissionais envolvidos nesse esforço conjunto”, declarou o reitor.
/Ascom Ufal