*Redação
Na última quinta-feira (4), em entrevista à rede A Notícia do Ceará, Ciro Gomes (PDT), ex-governador do estado, fez referência à senadora Janaína Farias (PT) como “assessora para assuntos de cama”. Uma série de farpas se iniciou entre os partidos após a declaração. Janaína afirma que vai processar Ciro Gomes.
“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos”, alegou o parlamentar.
Ciro comparou Camilo Santana ao imperador romano Calígula, a quem é atribuída a história de ter empossado um cavalo como senador em Roma. “Ela só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço”, disse sobre a senadora.
“É lamentável que esse tipo de agressão a uma mulher ainda persista na política cearense. Mas a baixaria e a covardia parecem ser uma característica na trajetória deste político”, comentou a Janaína Farias. Ciro Gomes nega que as falas sejam machistas, ressaltou supostas ligações da família da parlamentar com o crime organizado do Ceará e disse estar arrependido de ter um dia sido aliado de Camilo Santana.
O diretório estadual do PT divulgou nota em que chama de “repugnantes e inaceitáveis” as declarações do ex-governador. “Isso demonstra claramente a dificuldade do senhor Ciro em aceitar mulheres no poder e sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres”, aponta trecho da nota.
No último sábado (6), o PDT publicou uma nota em reposta afirmando que seu filiado governou o Ceará com o maior número de mulheres no primeiro escalão. “O grupo petista também silencia sobre a violência e o massacre que sua direção e as principais lideranças do partido impõem à ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins no processo interno de escolha do nome do partido para a disputa eleitoral em Fortaleza”, diz a reposta.
Janaína tomou posse na última terça-feira (2), substituindo Augusta Brito (PT-CE), licenciada do mandato por quatro meses para atuar como secretária de Articulação Política no Governo do Ceará. A senadora é a segunda suplente, Augusta Brito a primeira, da vaga de Camilo Santana, ministro da Educação do governo Lula (PT).
/com agências