O governo de Alagoas determinou o envio de ajuda técnica e humanitária ao Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de resgate das vítimas em todo o estado. Foram enviados dois agentes da Defesa Civil Estadual e 8 membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que inclui 4 médicos e 4 enfermeiros. Eles embarcaram no último domingo (5) e devem chegar ao RS nesta segunda-feira (6).
Foram enviados, ainda, materiais e equipamentos essenciais para operações de resgate. A equipe deve chegar a Brasília e, de lá, embarcar em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o Rio Grande do Sul. A tenente coronel e enfermeira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) Elaine Monteiro informou que o governo do estado recebeu uma ligação do Ministério da Saúde para que pudesse auxiliar o Rio Grande do Sul.
“Estamos enviando quatro médicos e quatro enfermeiros que compõem o grupamento de operações aéreas do Estado de Alagoas. São membros do Samu Alagoas que estão indo apoiar as ações de resgate aeromédico no Rio Grande do Sul. Eles vão compor a Força Nacional do Sistema Único de Saúde [FN-SUS], coordenada pelo médico Leonardo Gomes, que está à frente destas operações”, disse.
Neste primeiro momento, por parte da Defesa Civil, viajaram o secretário executivo tenente-coronel Rômulo Guedes e o sargento Moreira, um dos engenheiros do setor de desastres tecnológicos. Até a próxima quinta-feira (16), Alagoas deve enviar mais dois agentes para auxiliar o estado gaúcho.
Os agentes da Defesa Civil de Alagoas vão auxiliar as autoridades do RS na gestão da crise. Os profissionais são especializados na avaliação de cenários de desastres naturais e vão apoiar a coordenação de abrigos emergenciais, logística humanitária e geoprocessamento de dados relacionados ao clima.
“Estamos a postos, levando um engenheiro ambiental da parte de desastres tecnológicos e quinta-feira vamos enviar mais dois membros, completando a equipe, formando o corpo geral de força amiga trabalhando pelo Rio Grande do Sul”, pontuou o tenente-coronel Rômulo Guedes.
/Redação com Agência Alagoas