Redação*
A Vice-Governadoria de Alagoas realizou, nesta quinta-feira (8), mais uma edição da Câmara de Estudos Políticos. A convite do vice-governador Ronaldo Lessa, a médica e deputada federal Jandira Feghali veio a Alagoas e participou do evento no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Reitores, estudantes, secretários de estado, e representantes de secretarias como Seduc, Seades, Sesau, Selaj e Seteq participaram do encontro. Assim como o diretor-presidente da Fapeal, Fábio Guedes. A presença de profissionais liberais e representantes de partidos políticos de diferentes vertentes demonstrou a amplitude do projeto e a adesão diversificada de público.
Jandira Feghali destacou a importância de se discutir política de maneira institucional. Para a deputada, a Câmara de Estudos Políticos surge como uma iniciativa inovadora em Alagoas e no Brasil, com o objetivo de promover discussões qualificadas sobre o país e as cidades, que são responsáveis pelo desenvolvimento.
“Primeiro quero agradecer ao público o convite desse querido companheiro, Ronaldo Lessa. Nós fomos deputados juntos, fizemos uma construção muito bonita no Congresso Nacional e continuamos acompanhando a vida no mesmo campo, no mesmo campo político, democrático e atuando no Brasil”, afirmou a deputada.
Ela também ressaltou a relevância da iniciativa da vice-governadoria. “Eu penso que essa iniciativa da vice-governadoria é de uma qualificação incrível porque a gente tem que pensar estrategicamente o país, as cidades e, a partir das cidades, se faz desenvolvimento”, disse Jandira.
“Então, o fato da vice-governadoria puxar essa comissão de estudos eu acho que é uma visão estratégica que tem o nosso vice-governador Ronaldo Lessa em relação a como construir algo que tenha meta, que tenha futuro, que tenha perspectiva, que não seja política só no campo do imediato, mas pensar alto, pensar grande e pensar para frente”, acrescentou ela.
O vice-governador Ronaldo Lessa se pronunciou ao ser questionado sobre a inovação da ação. “Bom, eu não vou nem dizer nada. Depois do que ela falou, eu pude tentar explicar o que era isso, porque não é comum existir esse tipo de trabalho. Na vice-governadoria, nós lançamos duas questões. Uma é essa, essa câmara de estudos políticos, e a outra é a memória histórica do Estado. A gente quer resgatar desde a colonização até hoje, passando pelos quilombos, etc. São dois eixos”.
Lessa enfatizou a importância de aprender com o passado para construir um futuro melhor. “Quer dizer, a gente tem que fazer isso, até para a gente não repetir erros que já foram cometidos. A gente pode traçar um futuro diferenciado, com expectativas novas, com respostas adequadas e momentâneas. Então essa é uma grande contribuição e estou buscando, nacionalmente, pessoas que têm contribuições a dar”.
O vice-governador também elogiou a deputada Jandira Feghali. “Hoje é a Jandira Feghali, que essa querida não só como pessoa humana, mas como parlamentar, competente, uma mulher aguerrida e a gente está num momento, Jandira, que eu vou dizer uma coisa espetacular. Então, em Jandira aqui, eu tenho certeza que vai dar uma contribuição enorme, enorme, entendeu? Foram quatro anos ao lado dela, trabalhando na Câmara de Deputados, eu lembro que ela já fez. São oito mandatos. Imagine a bagagem que essa mulher traz para o país. Essa é uma liderança nacional, entendeu?”.
A Câmara de Estudos Políticos promete ser um espaço de reflexão e planejamento estratégico, contribuindo para o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil.
/com Agência Alagoas