Redação
Para o deputado federal alagoano Alfredo Gaspar (União), o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), será inevitável caso seja comprovada a acusação de uso, fora do rito, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para investigar bolsonaristas.
“Nocaute na democracia: caso seja confirmado que a reportagem da Folha de S. Paulo sobre Alexandre de Moraes, o herói do PT, utilizou o aparelho estatal fora do regramento constitucional para perseguir e punir adversários, o impeachment será inevitável”, escreveu o alagoano.
Segundo a Folha de S. Paulo, o setor de combate à desinformação do TSE foi demandado de forma não oficial pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, durante e após as eleições de 2022, conforme mensagens às quais a reportagem teve acesso. Os diálogos mostram ao menos 20 solicitações assim.
Também deputado federal por Alagoas, Fábio Costa, do PP, foi outro a comentar: “As recentes revelações sobre o uso indevido do TSE pelo ministro Alexandre de Moraes expõem um cenário de total desrespeito às leis e à Constituição”.
“As mensagens revelam atos de ABUSO DE PODER que não podem ser ignorados. É inaceitável que tais práticas ocorram sem que medidas efetivas sejam tomadas. Esses acontecimentos comprometem a integridade do nosso sistema jurídico e exigem uma resposta firme para garantir que a justiça prevaleça. É hora de agir e restaurar a confiança na imparcialidade das nossas instituições!”, completa Costa.