Redação
Rony Camelinho recebeu 554 votos nas eleições de 2022, quando concorreu a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), na época liderado pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas.
Naquele ano, a estratégia do PSB visava garantir apoio para eleger João Antônio Holanda Caldas, conhecido como Dr. JHC, irmão de JHC. Para isso, foram escalados vários candidatos “escada” — aqueles que ajudam a somar votos para o partido — para apoiar Dr. JHC, mas a tentativa não foi bem-sucedida.
Agora, Camelinho, natural de Ibateguara — a mesma cidade natal de João Caldas, pai de JHC e Dr. JHC —, tem como missão candidatar-se à prefeitura de Maceió. Neste contexto, os meios publicitários permitidos por lei para divulgar os currículos e propostas dos candidatos ganham um novo significado: usar o tempo de propaganda na TV e rádio como meio de apoio à campanha de JHC, com ataques centrados no deputado Rafael Brito.
Fraude eleitoral
Em 2022, a Justiça foi acionada após a descoberta da distribuição de material gráfico — os chamados “santinhos” — com fotos trocadas. Cerca de 400 mil peças foram produzidas com a frase “sou Dr. JHC” acompanhada pela foto do prefeito João Henrique Caldas.
Na época, a assessoria do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual o candidato era filiado, alegou que a empresa responsável cometeu um erro na produção do material. “Foi um erro na produção da gráfica. Haviam as duas fotos e, na produção com a foto do deputado Dr. JHC, colocaram a foto errada. O material já foi recolhido”, afirmou a assessoria.