Marcos Silva (Republicanos), atual prefeito e candidato à reeleição de Messias, cidade da região metropolitana de Maceió, foi criticado ao posar com cão pintado de verde durante ato de campanha, no sábado (24).
Silva posou sorridente para fotos e vídeos com o animal pintado de verde, cor que representa sua campanha. O prefeito, que tenta a reeleição, chegou a postar um vídeo ao lado do bicho e de sua suposta tutora, rodeado por outros apoiadores, em seu perfil no Instagram.
Nas imagens, Marcos aponta para o animal e faz, com as mãos, o número de sua candidatura. “Que recepção maravilhosa. Obrigado, minha amada Messias”, dizia a legenda. Publicações nos stories do Instagram têm duração de 24h antes de serem apagadas automaticamente pela plataforma.
Nas imagens, o bicho está com o corpo quase completamente pintado com tinta spray verde. O cachorro está preso a uma coleira, acompanhado por uma mulher.
Prefeito foi criticado em postagens de seu perfil no Instagram. “É você que debocha dos animais?”, escreveu uma internauta nos comentários de um post de campanha do prefeito. “Sem noção”, diz outro.
O deputado estadual de Alagoas, delegado Leonam (União), que tem entre suas pautas a defesa dos animais, chamou de “absurda” as imagens do prefeito ao lado do cão verde, e acusou o candidato do Republicanos de usar o bicho com “chacota para autopromoção política”.
Legislação brasileira considera crime submeter animais a situações potencialmente nocivas. O Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais diz que é proibido “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais” sob a possibilidade de está sujeito a sanções legais.
/Agências