Se você é estudante de ensino médio da rede pública e deseja participar de um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos, não perca esta oportunidade: o prazo para se inscrever no Programa Jovens Embaixadores (JE) se encerra nesta terça-feira (3) e o procedimento deve ser feito pelo site https://www.jovensembaixadores.org.br/.
Promovido pelo Departamento de Estado dos EUA e coordenado pela Embaixada e Consulados americanos no Brasil, o programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das secretarias estaduais de Educação, tendo como público-alvo jovens de 15 a 18 anos matriculados na rede pública que sejam proativos, possuam bom desempenho escolar, tenham conhecimento da língua inglesa e estejam envolvidos em ações socioambientais em prol da sua comunidade. Cada estado brasileiro terá o seu representante no intercâmbio.
Como se inscrever
Para realizar a primeira etapa, basta clicar em “Quero me inscrever”, e em seguida, ler e concordar com o termo de consentimento para o fornecimento e tratamento de dados pessoais para fins de inscrição, em conformidade com a Lei no 13.709/2018 (Lei Geral Proteção de Dados). O não cumprimento das exigências em cada etapa da pré-inscrição acarretará na eliminação da pré-candidatura.
O edital com os critérios para participação no programa está disponível no site oficial do programa, bem como no da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio do link https://www.educacao.al.gov.br/avisos/3832-programa-jovens-embaixadores-2025-edital.
O programa acontecerá de 07 a 25 de janeiro e, inicialmente, os estudantes recebem uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil, para, em seguida, embarcarem para os Estados Unidos. A primeira parada é na capital Washington D.C e, posteriormente, os jovens serão integrados em pequenos grupos que seguem para diversas cidades norte-americanas.
Jovem Embaixadora
Em 2024, a estudante Luana Moisés, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, de Arapiraca, foi selecionada pela Embaixada Americana como a Jovem Embaixadora por Alagoas.
Durante sua estadia nos EUA, ela passou pela capital Washington D.C e pela cidade de Kalamazoo, no estado de Michigan, na fronteira com o Canadá. Na ocasião, ela conheceu instituições educacionais, projetos sociais e ficou hospedada em casas de famílias nativas.
/Ascom Seduc