12 de julho de 2025
Folha de Alagoas
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO
Sem resultados
Exibir todos os resultados
12 de julho de 2025
Folha de Alagoas
Sem resultados
Exibir todos os resultados
CÂMARA 1 - 728x90 (1)
CÂMARA 2 - 728x90 (1)
Redação

Redação

Barra de Santo Antônio: Justiça Eleitoral suspende pesquisa que beneficia Lívia Carla

10 de setembro de 2024
0

Pesquisa suspensa realizada pelo Instituto INAPE traz vantagem inexplicada para Lívia Carla no pleito

Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Whatsapp

Redação*

Após denúncias sobre possíveis irregularidades na pesquisa de nº AL-04284/2024, realizada pelo Instituto Inape na Barra de Santo Antônio, a Justiça Eleitoral determinou a sua suspensão, sob pena de multa.

Divulgada pelo INAPE no início do mês, a pesquisa suspensa mostrava uma ampla vantagem para a atual prefeita e candidata à reeleição, Lívia Carla (Republicanos), com impressionantes 70,9% das intenções de voto. Emanuela Moura (MDB), sua principal adversária, registrou 20,4%.

A grande disparidade gerou questionamentos da coligação “A mudança que a Barra precisa”, que solicitou à justiça a apuração dos resultados apresentados. 

O documento encaminhado ao órgão fiscalizador pedia acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da pesquisa, incluindo a identificação dos entrevistadores. Também foi solicitada a disponibilização dos relatórios entregues ao solicitante da pesquisa e os modelos do questionário aplicado, a fim de facilitar a conferência das informações divulgadas.

De acordo com a decisão da Justiça que suspendeu a divulgação, as pesquisas eleitorais têm o poder de influenciar e direcionar as escolhas dos eleitores. Assim, quando são manipuladas, podem enganar o eleitorado e favorecer uma candidatura específica.

A candidata a prefeita, Emanuela Moura, e que aparecia em segundo lugar no levantamento, expressou sua indignação nas redes sociais, ressaltando a importância de uma eleição limpa e transparente. 

“Aqui em Barra de Santo Antônio, não podemos permitir que manipulações como essa tirem do povo o direito de uma eleição justa.”

Confira a nota na íntegra que foi enviada ao jornal Folha de Alagoas pelo Instituto INAPE

“Não havia um prazo específico para o envio dos documentos ao jurídico da candidata Emanuela Moura. No entanto, na noite de ontem, enviamos os documentos que comprovam a veracidade da pesquisa ao jurídico da candidata.

Outros documentos serão apresentados à Justiça por meio de nossa equipe jurídica. Estamos em processo de encaminhar nossa defesa e forneceremos todos os questionários à Justiça para demonstrar a autenticidade da pesquisa, refutando qualquer alegação de fraude.

No final, toda Barra de Santo Antônio e o estado de Alagoas saberão que o Inape não cometeu fraude em nenhuma pesquisa, mas, pelo contrário, acertou plenamente o resultado!”

Veja decisão completa da Justiça

View Fullscreen

Você também pode gostar desses conteúdos

Renan, JHC, Lira: classe política parabeniza Marluce Caldas por indicação ao STJ
Política

Ao som de ´Clareou´, Renan Filho celebra nomeação de Marluce Caldas para o STJ

por Redação
11 de julho de 2025
Líder do PT pede que Moraes decrete prisão de Eduardo Bolsonaro: ‘Traição’
Política

Líder do PT pede que Moraes decrete prisão de Eduardo Bolsonaro: ‘Traição’

por Redação
11 de julho de 2025
Entidades denunciam ao MPF desmonte da gestão ambiental em Maceió
Política

China critica tarifaço de Trump ao Brasil e acusa EUA de coerção

por Redação
11 de julho de 2025
Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar
Política

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

por Redação
11 de julho de 2025
Lula indica Marluce Caldas, tia de JHC, para vaga no Superior Tribunal de Justiça
Política

Lula indica Marluce Caldas, tia de JHC, para vaga no Superior Tribunal de Justiça

por Redação
11 de julho de 2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

banner-site
banner-site
Próximo Post
Deolane Bezerra deixa cadeia no Recife e ficará em prisão domiciliar

Deolane tem prisão domiciliar revogada após descumprir medidas cautelares

Avenida Fernandes Lima pode ter o nome mudado por questões históricas

DPE vai à Justiça para que Braskem pague pela desvalorização imobiliária

10 de julho de 2025
Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas

Tia de JHC, procuradora do MP processa advogada após receber críticas

10 de julho de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sem categoria

Traidor: JHC, do PL, revolta bolsonaristas ao lado de Lula

12 de julho de 2025
Sem categoria

Lula critica jornada 6×1 e defende escala de trabalho “mais flexível”

11 de julho de 2025
Esporte

Chefe de árbitros da Fifa vê sucesso em câmera corporal: “Superou expectativa”

11 de julho de 2025

REDAÇÃO

(82) 98898-7444

folhadealagoas@gmail.com

ARQUIVOS

Disponível no Google Play

© 2021 | Folha de Alagoas.

Sem resultados
Exibir todos os resultados
  • INÍCIO
  • GERAL
  • INTERIOR
  • CULTURA
  • ECONOMIA
  • ESPORTE
  • POLÍTICA
  • REBULIÇO
  • CONTATO

© 2021 | Folha de Alagoas.

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, ao continuar navegando, você concorda essas e outras condições de nossa Política de Privacidade e Cookies.