O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convocou uma reunião com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para discutir a crise das queimadas.
O encontro acontece na tarde desta terça-feira (17/9), no Palácio do Planalto, e também deve ter a presença do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, o governo tenta alinhar uma reunião com governadores sobre o tema ainda nesta semana. O titular da pasta destacou que o objetivo é “tratar essa questão não como um tema de governo, mas como um tema de estado”.
Na manhã desta segunda-feira (16/9), o presidente reuniu ministros, líderes de governo e órgãos ambientais em uma reunião de emergência para debater medidas de combate aos incêndios. Já no final do dia, o chefe do Executivo se reuniu novamente com membros do alto escalão do governo. As novas medidas devem ser anunciadas ainda nesta terça.
Durante o fim de semana, um incêndio florestal atingiu o Parque Nacional de Brasília. A fumaça tomou conta de diversas partes do Distrito Federal. No domingo (15/9), Lula sobrevoou áreas afetadas pelo fogo.
/Agências