O Festival Carambola acontece dia 15 de novembro em Maceió (AL) e já possui seu line up divulgado por completo. No último mês de outubro o evento já deu o pontapé inicial em suas atividades com a primeira parte da programação “Nubank Apresenta: Carambola em Formação” e confirma agora a segunda etapa, que acontece novamente em Maceió, com atividades totalmente presenciais e gratuitas entre os dias 11 e 14 de novembro.
O objetivo desta programação é fomentar a rede de economia criativa alagoana, oferecendo atividades como oficinas, mentorias para projetos musicais, masterclasses e debates com agentes criativos de Alagoas e de outros lugares também. Serão 4 dias de atividades diversas, incluindo dois pockets shows. A entrada é gratuita, mas necessita de inscrições prévias por aqui:
11 e 12 de novembro
-
14:00 – 17:00. Engrenagem Carambola: ciclo de formação de profissionais da cultura – Produção executiva. Com Joana Giron (BA), no Carambola Lab.
-
19:00 – 22:00. “Além dos editais”: Laboratório de elaboração para projetos culturais via incentivo fiscal. Com Léo Alves e Luisa Costa, do Movimento Cidade (ES), no Carambola Lab.
13 de novembro
-
14:00 – 18:00. Oficina: “Taller de Canciones”: Composição Musical com Gonzalo Deniz (Franny Glass) (URU), no Tropical Audio Estúdio.
-
19:00 – 21:00. Debate: “Valorizando as pequenas plateias: eventos intimistas e sustentabilidade da música ao vivo”. Com Marcelo Santiago (MG), Manuela Fagundes (SP), Caíque Guimarães (AL) e mediação de Victor Pires (AL), no Carambola Lab.
-
21:30. Show: Naty Barros (AL), no Carambola Lab.
14 de novembro
-
10:00 – 13:00 e 14:00 – 17:00. Mentorias para projetos musicais. Com Gabriela Dias (PE), Anderson Foca (RN), Bell Magalhães (MG), Thiago “Titi” Picoli (RS), Thaís Gonzalez (RJ) e Luciana Rabassallo (SP), no Centro de Inovações do Jaraguá.
-
14:00 – 17:00. Masterclass: Empreendedorismo Criativo: Da Inspiração à Implementação. Com Adriana Fu e Pedro Melo, da Inabitual (SP), no Carambola Lab.
-
19:00 – 21:00. Debate: “O que há de novo na (nova?) música brasileira?”. Com Marcelo Costa (SP), Roberta Martinelli (SP), Wado (AL) e mediação de Laís Falcão (AL), no Carambola Lab.
-
21:30. Show: Franny Glass (URU), no Carambola Lab.
Pela terceira vez em Maceió, este ano o uruguaio Franny Glass estreia no Carambola. Sua vinda tem apoio do Ibermúsicas e ele virá em dupla missão: uma oficina (taller) de composição e um show acústico de seu novo disco, “Ahora Después”, que será lançado dia 1 de novembro nas plataformas digitais.
“Estou muito agradecido e me sinto sortudo de me apresentar em Maceió pela terceira vez. Tenho lembranças preciosas das idas anteriores: das amizades e laços que se criaram, da praia e do mar e claro, do público, sempre curioso e respeitoso, com vontade de escutar minhas canções”, completa Franny. “É a primeira vez que farei o taller [oficina] fora do Uruguai, isso me entusiasma e também me dá um pouco de medo, risos. É um projeto que tenho feito há quase dez anos, mas sob um novo formato, pensado para a ocasião. Levo ideias sobre o processo de composição para experimentar com os participantes, mas também quero muito conhecer colegas e aprender com outras aproximações criativas. Creio que há uma identidade mestiça latinoamericana no fazer musical, meu novo disco é uma exploração nesse sentido, é um momento muito adequado para fazer este intercâmbio”, celebra o artista de Montevidéu.
O Festival Carambola tem como um de seus pilares o fomento da música e economia criativa alagoana, compreendendo que um importante fator para manter um ecossistema cultural consistente é a formação de seus profissionais. Em 2024, realiza a sua maior programação educativa, ampliando as conexões entre fazedores de arte alagoanos e agentes criativos de outras regiões do Brasil e América do Sul.
“Realizamos a formação paralela desde 2019 e este ano conseguimos trazer nossa maior programação até então. É incrível conectar os artistas alagoanos com agentes da economia criativa de diversos lugares, promovendo o diálogo entre diversos territórios e maior compreensão acerca do modus operandi de outras regiões. Os encontros nas nossas atividades educativas são muito produtivos e com trocas potentes”, reflete Didi Magalhães, sócia-diretora do Carambola.
Ajuda de custo
Para estimular a participação de pessoas do interior de Alagoas, o Carambola oferecerá dez bolsas de R$ 800 cada para pessoas interessadas em participar do segundo ciclo do “Nubank Apresenta: Carambola em Formação”, mas que vivem fora de Maceió e região metropolitana – e não possuem recursos suficientes para se manter na capital alagoana durante os dias de programação.
-
As inscrições para concorrer a estas bolsas estão abertas até o dia 4 de novembro neste link aqui.
O Festival Carambola 2024 tem patrocínio master do Nubank e patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e Governo de Alagoas. Os hoteis oficiais do evento são da rede Accor: Mercure, Ibis Styles e Ibis Budget. A realização é da Carambola Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura Federal. O evento também conta com apoio do Ibermúsicas e parceria do Movimento Cidade.
Vale frisar que a Carambola Produções também vem idealizando outros projetos dentro da economia criativa alagoana, a partir de diferentes frentes de ação, tais como: o audiovisual, com a Mostra Mulheres+ no Cinema; na música e produção de eventos, com a Semana Carambola, que acontece sempre como uma programação paralela ao festival em si; e em outras linguagens artísticas com a abertura e pleno funcionamento do Carambola LAB, centro cultural localizado no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, que atualmente já completa um ano e meio de existência acolhendo eventos como shows, exposições, oficinas e festas.
Nubank Apresenta: Carambola em Formação – Ciclo 2
De 11 a 14 de Novembro de 2024
Grátis, com inscrições via Doity – https://doity.com.br/
Locais: Carambola Lab (Rua Sá e Albuquerque, 378 – Jaraguá); Centro de Inovações do Jaraguá (Rua Melo Póvoas, 110) e Tropical Audio Estúdio (Av. José Sampaio Luz, 637 – Ponta Verde)
Sobre o Nu:
O Nu é a maior plataforma de banco digital do mundo fora da Ásia, atendendo a mais de 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia. A empresa tem liderado uma transformação na indústria, usando dados e tecnologia proprietária para desenvolver produtos e serviços inovadores. Guiado por sua missão de combater a complexidade e empoderar as pessoas, o Nu atende à jornada financeira completa dos clientes, promovendo acesso e avanço financeiro com crédito responsável e transparência. A empresa se apoia em um modelo de negócios eficiente e escalável que combina baixo custo de atendimento com retornos crescentes. O impacto do Nu tem sido reconhecido em diversos prêmios, incluindo as 100 Empresas mais Influentes da Time, as Empresas Mais Inovadoras da Fast Company e os Melhores Bancos do Mundo da Forbes.
Sobre o Festival Carambola:
O Festival Carambola surgiu em 2017 com o objetivo de valorizar a arte alagoana em suas mais diversas vertentes, tendo como foco principal a música. Do evento que começou dentro de uma pequena casa de shows em Maceió, atualmente o festival já ocupa um espaço amplo, externo e próximo à praia, com sete edições já realizadas e Alagoas inserido no mapa dos mais relevantes festivais musicais independentes do Brasil.
/Assessoria