Redação*
A Prefeitura de Maceió anunciou, no fim de semana, a construção do novo Complexo Administrativo Municipal, um projeto inovador que será executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), no centro da capital.
Com um investimento privado de R$ 190 milhões e a criação de mais de 230 empregos diretos, o projeto contempla a transformação de três prédios, o Edifício Palmares, Ary Pitombo e o Iapetec, que estavam abandonados no Centro, em uma estrutura administrativa de ponta.
A iniciativa, além de modernizar a gestão pública, vai gerar uma economia anual de 28,7% aos cofres públicos, aliviando o orçamento municipal e permitindo a destinação de recursos para outras áreas.
De acordo com o prefeito, a centralização da gestão em um único complexo não só otimiza o funcionamento da administração pública, como também proporciona economia em diversos serviços, como manutenção predial, vigilância e energia, que resultará na redução significativa de custos operacionais ao longo dos 30 anos de concessão.
“Esse projeto é uma vitória para a nossa cidade, pois representa um marco na modernização do serviço público e, ao mesmo tempo, respeita o dinheiro do contribuinte. Vamos economizar 28,7% por ano, o que nos permitirá investir mais em áreas como saúde, educação e segurança”, disse JHC.
Além da economia direta para os cofres municipais, o Complexo Administrativo reunirá em um só lugar diversos órgãos e secretarias da administração municipal, centralizando atividades que atualmente estão dispersas em vários edifícios, muitos deles alugados. Também será um importante gerador de empregos.
Além de abrigar as operações administrativas, os edifícios serão equipados com tecnologias sustentáveis, como reutilização de água e energia solar, e contarão com salas comerciais para locação, gerando receitas acessórias para o município. Como também, oferecerão espaços modernos e tecnológicos para atender à população, com áreas dedicadas ao atendimento ao cidadão e à locação comercial.
/com Assessoria